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Mais um de nossos instrutores foi contratado pela ABSA Cargo - TAM Cargo, agora é a vez do Instrutor Fabio Ramponi Maia de São Paulo - SP.
Devido ao nome e a qualidade do treinamento que a EJ oferece, quando o aluno se torna um piloto profissional, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um piloto seguro e preparado para qualquer empresa aérea, principalmente se o candidato possuir experiência como instrutor de voo.
"Minha vontade de ser piloto nasceu vendo meu pai voar, ele é piloto privado e sempre frequentou o Aeroclube de São Paulo, me lembro que fiz meu primeiro voo junto com ele e ficava cheio de orgulho quando acompanhava uma decolagem ou pouso dele.
A partir daí, decidi que queria fazer o curso de piloto privado para ser igual a ele. Na época, a idade mínima para fazer o curso teórico era 16 anos. Quando eu iria completar 16 anos, a idade mínima passou para 17 e logo em seguida para 18 anos. Como minha intenção era apenas piloto privado e com 18 anos eu estava naquela situação de ingressar na faculdade, decidi fazer o curso de direito e tive que adiar o curso de piloto.
No ultimo ano da faculdade, decidi iniciar o curso para piloto. Fiz o curso teórico no Aeroclube de São Paulo e comecei a fazer as primeiras horas práticas no Aeroclube de Jundiai. Fiz meu voo solo com 15 horas e no dia seguinte já estava matriculado na EJ para concluir o curso. Quando mudei para EJ, vi o que realmente era a aviação. Uma escola muito profissional e com uma estrutura invejável. Sem contar os instrutores, que apesar de serem as vezes até mais novos que eu, eram muito profissionais e capacitados.
Somando a qualidade da escola e a paixão por entrar em um avião e voar, decidi que minha vida seria melhor no avião do que no fórum e decidir ser piloto como profissão.
Chequei o PP em maio de 2008 e com a conclusão da Faculdade fiquei em um beco sem saída. Sabia que queria ser piloto, mas apenas o diploma de bacharel em direito não adiantaria de nada, caso eu não pudesse voar um dia. Então, após muitas conversas com meu pai, resolvi para a carreira de piloto mais um pouco e me dedicar aos estudos para passar no exame da OAB. Assim eu teria uma segunda profissão garantida caso não tivesse sucesso na Aviação.
Passei no exame da Ordem e comecei o curso de PC em seguida. A partir dai, fiz todos os cursos na EJ. Na época, voava de manhã e trabalhava como advogado a tarde em SP. Fiz isso até concluir o curso de Multi e Inva. Quando estava pronto para começar a dar instrução.
Em Julho de 2011 fui contratado como Instrutor na EJ foi ai que começou a melhor fase da minha vida, pois trabalhava com o que realmente eu gostava. Fiz muitas amizades, aprendi muita coisa com alunos, colegas de trabalho, etc. Eu era uma pessoa verdadeiramente apaixonada pela EJ.
Após 1 ano como instrutor, fiz seleção na TAM e fui aprovado, sem brincadeira, na época fiquei muito feliz, mas triste ao mesmo tempo por ter que deixar a EJ que eu gostava muito.
Fiquei um ano e meio na TAM e fui demitido no último corte de funcionários que teve em Agosto de 2013. Após isso, fiquei sem voar até o início de 2014, foi quando mandei email para o Renan e para o Josué, pedindo para retornar para EJ. Fui acolhido por todos de braços abertos e voltei a dar instrução em Fevereiro de 2014. Fiquei muito feliz pois confiaram e mim e na minha capacidade.
Em março começou uma seleção para Tam Cargo (Absa Cargo), só com o pessoal que fora demitido da Tam em 2013, e com muita sorte e ajuda de Deus, fui aprovado. Agora, pela segunda vez, deixo a EJ com dor no coração, e feliz por saber que a qualidade e competência de todos que ficaram ali, levarão o nome da Escola para níveis cada vez maiores.
Agora vou iniciar o Curso do Boeing 767, o que pra mim foi uma surpresa. Quem diria que eu iria sair do C-152, apesar de já ter voado o Airbus, e ir direto para o B767 e ter a possibilidade de fazer voos internacionais. Estou muito feliz mesmo.
Por ultimo, gostaria de Agradecer mais uma vez todos da EJ que sempre confiaram no meu trabalho e parabenizar toda a equipe que sempre trabalhou com muito profissionalismo. Agradeço a todos mesmo, comercial, escala, operacional, diretoria, chefia, administrativo, etc... Sem vocês eu não seria quem sou hoje." disse Maia.
Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.
Para saber como se tornar um Instrutor EJ, mande um e-mail para contato@ej.com.br ou ligue:
Itápolis-SP - 16 3263 9160
Jundiaí -SP - 11 4815 2325
Voe mais alto.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
No dia 26 de abril, a cidade de Itápolis-SP será palco do Aero Music 2025, o maior festival aero musical do Brasil. Promovido pela EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, o evento une duas grandes paixões: a aviação e o rock, proporcionando um dia inteiro de acrobacias aéreas e shows ao vivo.Além de trazer ao público apresentações com alguns dos principais pilotos acrobáticos do país e bandas cover renomadas, o festival também se destaca por criar uma oportunidade especial para os alunos da EJ. Quem estuda na escola tem a chance de participar ativamente do evento como voluntário, ganhando não apenas experiência prática, mas também um grande contato com o mundo da aviação.Uma experiência que vai além da sala de aulaSer voluntário no Aero Music significa muito mais do que apenas cumprir um requisito acadêmico. Os alunos que se inscrevem para auxiliar no evento ajudaram em um grande festival, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo . Essa vivência prática pode ser um diferencial, já que companhias aéreas e empresas do setor valorizam profissionais que demonstram proatividade e capacidade de liderança.Além disso, o festival é uma chance única de networking. Estar nos bastidores do evento permite que os alunos interajam com pilotos experientes e profissionais da aviação, abrindo portas para futuras oportunidades na carreira.A atmosfera do maior festival aero musical do paísO Aero Music não é apenas um evento de entretenimento, mas um marco na aviação brasileira. Nos últimos anos, o Brasil viu uma redução no número de eventos aéreos, apesar da importância dessas iniciativas para a formação e o crescimento do setor. Com essa proposta inovadora, a EJ reforça seu compromisso não apenas com a qualidade da formação aeronáutica, mas também com o fortalecimento da cultura da aviação no país.A estrutura do festival contará com exposição de aeronaves, lojas e estandes de marcas, além de transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar de qualquer lugar.Conecte-se com a aviação e a música, acesse a página do evento e saiba mais clicando aqui
O mercado da aviação brasileira apresenta grandes indícios de ascensão, criando um cenário altamente favorável para quem deseja ingressar na carreira aeronáutica. Recentemente, foram anunciadas 895 novas oportunidades de emprego, sendo 738 para comissários de voo e 157 para copilotos. Esse aumento na demanda por profissionais reforça o crescimento do setor e a necessidade de novos talentos qualificados. Um dos fatores mais impactantes dessa movimentação no mercado é a redução da experiência mínima exigida para copilotos, que agora passa a ser de apenas 150 horas totais de voo. Essa mudança permite que pilotos em formação cheguem mais rápido ao mercado de trabalho, acelerando o início da carreira e abrindo portas para novas oportunidades. A carreira como piloto e comissário de voo A profissão de piloto comercial no Brasil exige formação técnica e licenças específicas, que podem ser obtidas por meio de cursos especializados. Os pilotos iniciam sua jornada com a formação de Piloto Privado (PPA), avançam para o Piloto Comercial (PCA) e podem seguir se especializando em habilitações como voo por instrumentos (IFR) e multimotor. Já os comissários de voo, além de garantirem a segurança e o conforto dos passageiros, desempenham um papel essencial na operação das aeronaves. Para ingressar na carreira, é muito importante a realização do curso de comissário de voo para aprender os conceitos fundamentais da carreira, como segurança de voo, emergências a bordo e sobrevivência na selva e mar. Um momento estratégico para iniciar a carreira A expansão do mercado e a flexibilização nos requisitos tornam este um momento ideal para investir na carreira aeronáutica. As companhias estão ampliando suas equipes e criando condições favoráveis para a contratação de novos profissionais. A EJ Escola de Aviação está preparada para auxiliar os futuros aviadores e comissários a alcançarem seus objetivos, oferecendo cursos de alta qualidade, entre em contato conosco para saber mais.
Temos o orgulho de anunciar que Juliana Fraschetti, piloto formada pela escola, ex-instrutora de acrobacia aérea e upset recovery integrante da Esquadrilha EJ, representará a EJ e o Brasil nos campeonatos de acrobacia aérea nos Estados Unidos em 2025. Com umas das melhores aeronaves acrobáticas já inventadas, Juliana hoje voa em um Extra 300. Desenvolvido na Alemanha, essa aeronave requer níveis avançados de técnica, habilidade e conhecimento, compatível com o que é exigido nas competições americanas. As competições aéreas americanas são consideradas algumas das mais importantes e tradicionais do mundo, atraindo pilotos de diversos países. Com reconhecimento internacional, as competições nos Estados Unidos são referência no cenário da acrobacia aérea. Nos próximos meses, Juliana participará das competições e seus resultados serão divulgados pela escola, vamos torcer juntos!
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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