EJ - Escola de Aviação Civil


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Conheça as diferenças entre o C152 e o Aerobat

Cessna 152 Aerobat


O Cessna 152 (C152) é uma aeronave de fabricação norte americana que comporta dois passageiros, e é utilizado em suma para treinamento de voo. Na EJ Escola de Aviação, é a aeronave ideal para fazer seu curso de piloto privado, piloto comercial e instrutor de voo.  

Sua produção iniciou-se em 1977, sendo os primeiros entregues a partir de 1978, comouma modernização do já muito usado Cessna 150. O 152 foi criado para competir com o novo Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk, quando ambos foram lançados no mesmo ano. No entanto, no mesmo ano, a Cessna fez o lançamento de uma versão acrobática, o Cessna 152 Aerobat (A152).

A fuselagem dos 152 é construída inteiramente em metal, porém, alguns componentes como as pontas das asas e carenagens eram feitos de fibra de vidro. Mas o que muda então? O A152 é certificado para +6, -3 “g”, ao contrário do irmão que suporta +4,4, e -1,76 “g”.

Ao todo foram produzidos mais de 7.500 exemplares, sendo que destes apenas cerca de 1.400 eram acrobáticos.

O Aerobat

Projetado para ministrar a maestria em voos acrobáticos, o Aerobat exige dos pilotos mais habilidade e agilidade de comandos que voos cotidianos, produzindo maior conhecimento sobre as capacidades da sua aeronave e explorando seus próprios potenciais e limites. O NEEA-EJ, Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ, através dos cursos de Upset Recoverye Acrobacia Clássica permite ao aluno lidar com segurança as diferentes atitudes e configurações que as manobras exigem, tornando o piloto mais hábil e ágil.

Apesar das cerca de 18 modificações entre os modelos, a principal vantagem de fazer seu curso no Aerobat é a semelhança com o Cessna 152, tornando o ensino mais proveitoso. No Aerobat, os implementos começam no berço do motor, especialmente modificado para suportar a maior força “g”, além das mudanças nas nervuras que são cerca de 25% maiores.

A espessura da asa também é levemente diferente, além de mudanças extras na fuselagem que incluem mais elementos estruturais. Na cabine, o piloto encontrará poucas diferenças, restringindo-se mais aos cintos que são por padrão de 4 pontos, além da claraboia (ou skylight windows), e as portas ejetáveis. Nos Aerobats da EJ Escola de Aviação, o aluno ainda se depara com uma bomba de fumaça, equipamento usado nas apresentações da Esquadrilha EJ.

Uma última curiosidade fica por conta dos suportes da asa, que equipam também o Cessna 182, um modelo mais robusto da companhia. Apesar de todas as modificações estruturais, a aeronave sofreu com apenas 7,2kgs de acréscimo ao seu peso base.

E aí? Se interessou? Venha voar o C152 Aerobat na EJ.

Voe mais alto.


Publicado em 04/05/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


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DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051