EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Conheça as diferenças entre o C152 e o Aerobat

Cessna 152 Aerobat


O Cessna 152 (C152) é uma aeronave de fabricação norte americana que comporta dois passageiros, e é utilizado em suma para treinamento de voo. Na EJ Escola de Aviação, é a aeronave ideal para fazer seu curso de piloto privado, piloto comercial e instrutor de voo.  

Sua produção iniciou-se em 1977, sendo os primeiros entregues a partir de 1978, comouma modernização do já muito usado Cessna 150. O 152 foi criado para competir com o novo Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk, quando ambos foram lançados no mesmo ano. No entanto, no mesmo ano, a Cessna fez o lançamento de uma versão acrobática, o Cessna 152 Aerobat (A152).

A fuselagem dos 152 é construída inteiramente em metal, porém, alguns componentes como as pontas das asas e carenagens eram feitos de fibra de vidro. Mas o que muda então? O A152 é certificado para +6, -3 “g”, ao contrário do irmão que suporta +4,4, e -1,76 “g”.

Ao todo foram produzidos mais de 7.500 exemplares, sendo que destes apenas cerca de 1.400 eram acrobáticos.

O Aerobat

Projetado para ministrar a maestria em voos acrobáticos, o Aerobat exige dos pilotos mais habilidade e agilidade de comandos que voos cotidianos, produzindo maior conhecimento sobre as capacidades da sua aeronave e explorando seus próprios potenciais e limites. O NEEA-EJ, Núcleo de Ensinos e Estudos Avançados da EJ, através dos cursos de Upset Recoverye Acrobacia Clássica permite ao aluno lidar com segurança as diferentes atitudes e configurações que as manobras exigem, tornando o piloto mais hábil e ágil.

Apesar das cerca de 18 modificações entre os modelos, a principal vantagem de fazer seu curso no Aerobat é a semelhança com o Cessna 152, tornando o ensino mais proveitoso. No Aerobat, os implementos começam no berço do motor, especialmente modificado para suportar a maior força “g”, além das mudanças nas nervuras que são cerca de 25% maiores.

A espessura da asa também é levemente diferente, além de mudanças extras na fuselagem que incluem mais elementos estruturais. Na cabine, o piloto encontrará poucas diferenças, restringindo-se mais aos cintos que são por padrão de 4 pontos, além da claraboia (ou skylight windows), e as portas ejetáveis. Nos Aerobats da EJ Escola de Aviação, o aluno ainda se depara com uma bomba de fumaça, equipamento usado nas apresentações da Esquadrilha EJ.

Uma última curiosidade fica por conta dos suportes da asa, que equipam também o Cessna 182, um modelo mais robusto da companhia. Apesar de todas as modificações estruturais, a aeronave sofreu com apenas 7,2kgs de acréscimo ao seu peso base.

E aí? Se interessou? Venha voar o C152 Aerobat na EJ.

Voe mais alto.


Publicado em 04/05/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Mais um sonho realizado: piloto formado na EJ entra para a linha aérea.

    Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.

  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051