EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Leandro Annunciato, Santo André - SP

Olá, tenho 29 anos e sou Designer Gráfico e vou iniciar em breve o curso de Piloto Privado aqui na Capital. Minha pergunta é relacionada ao fato de que eu já tenho uma graduação e pelo que me informaram em uma escola de aviação aqui de São Paulo, o fato de ter uma graduação, independente da área, conta como um diferencial no meu currículo quando for bater na porta das companhias aéreas ao ponto de reduzir pela metade a exigência de horas de voo para se tornar um piloto de linha aérea. Isso procede?

31/07/2014

Resposta

 Leandro, bom dia!

Os critérios de contratação podem variar de empresa para empresa, mas no geral sim, o curso superior independente de qual foi realizado, é um diferencial e muitas vezes é exigido uma experiência de voo menor aos que possuem.

Venha nos visitar!

Respondido por Marisa Pires

Enviado por Augusto Rudzinski, Jundiaí

Olá, queria saber se as empresas aéreas exigem formação superior pra contratar pilotos. Se exigem, pode ser qualquer curso ou há específicos?

12/01/2014

Resposta

Prezado Augusto,

No momento as Cias. Aéreas não exigem formação superior. Porém, há um diferencial para quem possui, independente do curso realizado.

Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos!!

Respondido por Thaline Baraldi

Enviado por Jorge, Jundiai

Tenho 15 anos e estou procurando me informar sobre o assunto. Queria saber qual faculdade seria a melhor para mim, pretendo ser piloto comercial

11/08/2013

Resposta

Prezado Jorge

A faculdade não é item obrigatório para se tornar piloto, a escolaridade mínima exigida é o segundo grau, a faculdade/curso superior será um diferencial que ajudará a se colocar no mercado de trabalho, independente da escolha da faculdade, esta será um diferencial em seu currículo.

Desejando fazer algo especifico na área da aviação poderá cursar ciências aeronáuticas ou aviação civil, assim a faculdade te dará o suporte teórico, sendo necessário fazer apenas o treinamento prático em escola de aviação como a EJ, que lhe garantirá o treinamento com segurança e padronização.

Respondido por Marisa Pires.

Enviado por Bruno Chaves, Guarabira

Tenho 16 anos e estou prestes a completar 17. É possivel iniciar apenas o teorico com 17 anos para apenas aos 18 iniciar as aulas praticas e o check? Também gostaria de saber se é recomendado alguma universidade para complemento do curriculo. Abraço!

09/07/2013

Resposta

Prezado Bruno,

A regulamentação permite o início do curso aos 17 anos, mas vale reforçar que para a emissão do certificado do curso teórico já deverá ter concluído o segundo grau.

O curso superior, independente da escolha, será um diferencial na hora da contratação por parte das empresas aéreas. Faça um curso que goste e poderá conciliar as duas atividades diferentes. Muitos que desejam fazer um curso do mesmo seguimento optam pela faculdade de ciências aeronáuticas.

Obrigado pelo contato!

Respondido por Marisa Pires.

Enviado por cleber, belo horizonte

Ola, tenho 33 anos e gostaria de saber se minha odade ja esta avancada para iniciar um curso para piloto de aviao. Obrigado!

30/06/2013

Resposta

Cleber, bom dia!

Obrigada pelo contato!

A idade não é problema para ingressar na carreira de piloto, principalmente aqui que trabalhamos com cursos nos modos intensivos, com rapidez, muita qualidade e segurança.

Na aviação o diferencial será sua experiência de voo e a qualidade do seu treinamento, dedique-se que o sucesso será consequência.

Respondido por Marisa Pires.

Enviado por Ricardo, Belém

Olá meu sonho é ser piloto da TAM.. soube que a empresa contrata pilotos com 500 horas de voo para ser co piloto.. se no fim do curso de piloto comercial eu vou ter 150 horas de voo, qual o melhor caminho para conseguir as outras 350 horas de voo ? e melhor ser instrutor de voo ou taxi aéreo para conseguir as 350 horas? ?

23/06/2013

Resposta

 Olá Ricardo,

Um recém formado Piloto Comercial terá a principio oportunidades de trabalhar/voar aeronaves de porte menor para adquirir experiência/ horas de voo como instrutor de voo, aviação executiva, aviação geral, táxi aero, entre outros.

Ambos citados são boas opções para adquirir a experiência desejada.

Respondido por Tamires Zanatta.

Enviado por daniela, americana

ola, muitos pilotos me falaram que o mercado é mais dificil para mulheres, que a aviação ainda é muito machista. o que vocês podem me falar a respeito? afinal, gostaria de fazer o curso e alem de ser mulher ja tenho 30 anos, mas só agora fazer o curso é possivel para mim. obrigada

26/02/2013

Resposta

Daniela, boa tarde!

Bem preparada, terá oportunidades no mercado de aviação independente do sexo. A procura das mulheres pela aviação vem crescendo, e é possível acompanharmos o crescimento também no mercado profissional. Conseguimos acompanhar de perto os casos de nossas alunas...

Faça o que realmente gosta, dedique-se, assim o sucesso será consequência.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Jorge de Freitas, Primavera do Leste

Bom dia; Tenho interesse em ser piloto agrícola so que no atual momento não tenho instrução nenhuma em relação a aviação. Como faço pra chegar a esse nível?

03/03/2011

Resposta

Prezado Jorge,

-A sequência de cursos de piloto para se tornar um profissional na aviação agrícola é a seguinte:
1. Realizar exame médico para pilotos em clínicas especializadas, através de carta de apresentação da escola;
2. -Piloto privado teórico, duração 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
3. -Piloto privado prático, duração de 40 dias com uma carga de 44 horas de voos;
4. -Piloto comercial/IFR teórico, duração de 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
5. -Piloto comercial prático, duração de seis meses com uma carga de 110 horas de voos.

-Após formado piloto comercial, os recem formados, geralmente conseguem empregos em aeronaves de pequeno porte na aviação geral, táxi aéreo, aviação executiva, instrutor de voo, etc..., até conseguirem adquirir experiência suficiente para prosseguir na carreira da aviação agrícola.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Hamilton, Conselheiro Lafaiete Minas Gerais

Boa tarde, tenho 43 anos e gostaria de saber com clareza, se ainda tenho alguma chance, de se tornar um piloto e conseguir trabalhar em alguma empresa aerea, haja visto que tem muito jovem formando por aii.Muito Obrigado!

02/03/2011

Resposta

Prezado Hamilton,

-A aviação passa por um momento histórico de grande desenvolvimento, antigamente a idade acima de 30 anos era considerado velho para aviação comercial, hoje com o crescimento acelerado no setor, as empresas contratam pilotos até 40 anos com experiência entre 500 e 1000 horas de voos. Com sua idade, mais o tempo para formação e experiência, voce terá oportunidades na aviação de táxi aéreo e aviação geral, porém, com chances reduzidas em relação aos candidatos concorrentes.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Felipe , São Paulo

Bom dia, comandante! Eu queria uma opinião sua, eu moro aqui do lado do Aeroporto de Congonhas, e tem uma escola de aviação teórica do lado da minha casa que é a EACON, você sabe me dizer se essa escola pode ser uma boa pra parte teórica do curso de Piloto Privado? Eu vi na EJ de Jundiaí, mas os cursos são em periodo integral, e não tenho ir porque eu trabalho e a EACON por ser do lado da minha casa gostaria de saber se seria uma boa fazer a parte teórica com eles?

02/03/2011

Resposta

Prezado Felipe,

A EACON e a EWM são ótimas escolas e com muita tradição na aviação, no seu caso, recomendo fazer aí mesmo, por ser mais prático e econômico pra voce. De qualquer forma, estamos a sua disposição aqui na EJ.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051