Quero ser Piloto
Olá cmte Josué...td bem? Queria saber de vc, sobre lançamento de hrs de voo na CIV. Tenho um amigo que voa agricola, e o avião é dele msm. E de vez em quando eu trabalho com ele, e faço alguns tranlados com o avião, queria saber se esses tranlados eu posso lançar na CIV...porque o avião apesar de ter categoria específica pra agricola, é mono, convencional e VFR... e me ajudaria demais se pudesse adicionar esses tranlados em minha CIV... obs: minha licença é de PP, e no momento to pretendendo checar o PC e depois o agricola Eu li a resposta que o senhor deu pro CMTE Henrique de Formosa-GO..(que ele poderia pilotar até um boing, desde que esteja em nome de uma pessoa particular) com o agricola tbm é assim? ou não.. Outra coisa... quantas hrs de voo tenho que ter em aeronaves convencionais pra checar o agricola? ou não tem uma quantidade especifica pra isso, pode ser triciculo mesmo?!!! ficaria grato se obtivesse essas respostas... Grato pela atenção CMTE!! Gesiel
Caro Geisel,
Voce pode voar a aeronave do seu amigo e lançar na sua CIV normalmente, desde que não esteja operando agrícola, somente os traslados como voce disse, ficar atento também nas marcações dos voos no diário de bordo da aeronave, a ANAC com certeza irá pedir comprovação destas horas no futuro. Não existe exigência de voos em aeronaves triciclos, é somente recomendável porque irá pilotar aeronave semelhante.
Qual o momento certo, a retirar minha CCF?, meu curso teórico já esta em andamento... Obrigado
Caro Francisco,
O ideal é realizar os exames antes de iniciar o curso teórico, voce estará mais seguro no investimento da sua carreira.
Cmte queria saber se é aconselhavel eu tirar o CCF 2ª Classe antes de iniciar o teórico do PP pois tenho medo de dar algum problema. Obrigado.
Prezado Thiago,
O exame de segunda classe é essencial antes de iniciar o curso teórico, a ANAC autoriza as escolas iniciarem as aulas teóricas sem o exame, mas não aconselha.
Olá queria saber se para ser piloto agricola tem que tirar o pp e o pc ou tem que fazer só o curso ?
Prezado Alexandre,
A sequência de cursos de piloto para se tornar um profissional na aviação agrícola é a seguinte:
1. -Realizar exame médico para pilotos em clínicas especializadas, através de carta de apresentação da escola;
2. -Piloto privado teórico, duração 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
3. -Piloto privado prático, duração de 40 dias com uma carga de 44 horas de voos;
4. -Piloto comercial/IFR teórico, duração de 45 dias em regime intensivo ou 4 meses no modo tradicional;
5. -Piloto comercial prático, duração de seis meses com uma carga de 110 horas de voos.
-Após formado piloto comercial, os recem formados, geralmente conseguem empregos em aeronaves de pequeno porte na aviação geral, táxi aéreo, aviação executiva, instrutor de voo, etc..., até conseguirem adquirir experiência suficiente para prosseguir na carreira da aviação agrícola.
olá comandante...minha pergunta é o seguinte....gostaria de saber se todos os pcs são obrigados a fazer IFR e quais os tipos de aeronaves posso pilotar com a habilitação de PP...por exemplo...pretendo comprar uma aeronave para 6 ou 8 pessoas..quais os tipos de aeronaves q posso pilotar com como PP ou se sou obrigado a fazer PC....pretendo apenas voar Visual....entende...ñ queria fazer IFR pois a ANAC costuma fazer muitas axigências para pc IFR.......resumindo...gostaria de saber q tipo de aeronave posso pilotar como PP se é apenas mono motor ou multi tbm posso.? até que tipo de aeronave posso pilotar como PP e que tipo posso pilotar como PC sem fazer o curso de IFR ...desde já obrigado pela atenção....
Prezado Henrique,
Com a licença de piloto privado, voce pode voar até um Boeing, desde que seja particular. A habilitação de multimotor e agregada a sua licença de piloto privado somente com uma prova na ANAC e treinamento de 15 horas visuais, não necessariamente o PCA teórico.
Boa tarde, Estou checando o PP e gostaria de saber se posso continuar voando sem ter o PC teórico, para nao perder tempo e ir acumulando mais horas de voo, para checar o PC mais rápido. Obrigado Marco
Caro Márcio,
Com a licença de PPA e o exame médico de primeira classe, voce poderá realizar todo seu treinamento de PCA/IFR antes de ser aprovado na prova ANAC de PCA teórico.
Sou piloto agrícola já desde 1994 gostaria de me aperfeiçoar em comdate a incêndios florestais vcs tem algum curso específico ao combate a incêndio? Anac 780866 PC/PAGR/MULT/IFR.
Prezado Alessandro,
O curso de combate a incêndios na verdade não existe, geralmente tem palestras em Botucatu sobre este tipo de operação com pilotos que possuem experiência sobre esta atividade. Os pilotos geralmente procuram empresas que prestam este tipo de serviço para realizar o treinamento.
Olá Josué, Minha dúvida é sobre o IDIOMA, gostaria de saber se existem PLA aqui no Brasil, que falam apenas español, e que fazem voos internacionais, pois os dois idiomas mais falado no mundo inteiro são: o English e o Español. Quero saber, pelo fato de haver o teste ICAO, para ver o nível de ingles do piloto para ralizar voos internacionais, e nunca ouvi falar do mesmo teste para o espanhol. Grato Pela Atenção, Gabriel Nascimento.
Caro Gabriel,
Na aviação, somente a língua inglesa habilita pilotos para voos voos internacionais em países signatários da ICAO, todo piloto brasileiro que deseja voar internacional, deverá realizar o teste de proficiência linguística padrão ICAO nas unidades autorizadas pela ANAC.
Cmte,gostaria de saber se no caso da contagem das horas do PC contabilizar uma parte voando em aeronaves particulares e realizar o restante em uma escola poderia ocorrer? Grato pela atenção.
Prezado Matheus,
Voce pode voar aeronaves particulares somando tambem as voadas em escolas homologadas, porém, a experiência exigida para o voo de cheque PCA será 200 horas e não 150 horas, como são exigidas nas escolas.
E obrigatorio ter o curso de piloto privado para ingressar no curso de piloto comercial
Caro Alexsander,
O curso de piloto privado é exigência para iniciar o curso de piloto comercial.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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