EJ - Escola de Aviação Civil


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Uma tonelada de pressão em nossos ouvidos.

Citation Jet C525


A camada de gás que envolve a terra, indispensável para sobrevivência humana, exerce uma força sobre todos os corpos. A gravidade empurra toda essa camada de ar contra o centro da terra fazendo com que esse gás não escape para o espaço. A ciência comprovou que o peso da atmosfera sobre nós é equivalente a um cubo de chumbo de 1m³. Essa força tão grande é a chamada pressão atmosférica. Como ela nos atinge em todas as direções desde quando nascemos não sentimos seu peso.

Quando estamos em solo, a variação de pressão que ocorre diariamente passa desapercebido, mas à medida que subimos começam a ocorrer alguns problemas fisiológicos devido à falta de hábito do ser humano naquelas condições. O primeiro deles é a dor de ouvido. Quando nos movimentamos no sentido vertical, a pressão naturalmente começa a cair, como dentro do ouvido ela é maior que a externa nosso corpo tem que equalizar as pressões, processo que nem sempre é indolor para aqueles que não estão acostumados. Nas descidas ocorre exatamente o contrário, a pressão externa é maior forçando o ar dentro do ouvido a sair causando desconforto.

Outro fator relevante que acontece com o aumento da altitude é a carência de oxigênio no organismo. Com a pressão mais baixa, as trocas gasosas em nossos pulmões perdem eficiência tornando a respiração difícil e causando hipóxia em níveis mais altos. Nessa condição, o indivíduo perde os sentidos, sente muito sono e pode até levar a morte em pouco tempo. Razão pela qual a maioria das aeronaves que voam em altitudes elevadas tem que ser pressurizadas e são obrigadas a carregar oxigênio suficiente para todos a bordo em caso de uma despressurização.

Para amenizar os problemas com a dor de ouvido, recomenda-se que durante as variações de altitude, antecipe-se a equalização das pressões com atitudes simples como bocejar ou mascar chicletes. Quanto a hipóxia, caso a aeronave não seja pressurizada, o voo deverá ser realizado abaixo de 15.000 pés (5.000m) de altitude. Vale lembrar que fumantes e pessoas com doenças respiratórias sentem os efeitos da hipóxia mais rápido e com maior intensidade.

Matheus Lineker Sousa Cabral - Instrutor teórico e de voo na EJ.


Publicado em 18/09/2013


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Mais um sonho realizado: piloto formado na EJ entra para a linha aérea.

    Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.

  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051