EJ - Escola de Aviação Civil


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Workshop sobre a emenda do RBAC 61 na ANAC dia 13/03/2014.


Foi promovido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no dia 13 de março de 2014, um Workshop para que técnicos e especialistas discutam propostas para alterações nas normas e serviços do novo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61.

O evento foi dividido em quatro etapas e a EJ participou do terceiro dia, onde representantes de escolas de aviação e aeroclubes puderam apresentar suas propostas, para que revisores preparem uma versão final e apresentem para aprovação da direção da ANAC até o dia 21/06/2014.

Junto com a maioria que estavam presentes e que também são contra algumas modificações na regulamentação, a EJ apresentou suas propostas, principalmente no assunto mais polêmico da nova regra, onde exige que o aluno tenha 200 horas em comando para iniciar o curso de instrutor de voo.

Para a EJ, acrescentar horas de voo não significa necessariamente mais qualidade de instrução ou segurança. Se o objetivo é relacionada à segurança operacional, deveria-se garantir a melhoria na formação/preparação do instrutor de voo. Não há como garantir qualidade na formação de pilotos que simplesmente realizem 200 horas em comando sem treinamento adequado.

Muitos pilotos recém formados não tem espaço no mercado para voar em comando, uma vez que empresas aéreas contratam somente na função de co-pilotos, menos de 5% dos pilotos recém formados conseguem emprego na aviação geral na função de comandante.

Se o piloto optar pela compra das 130,0 horas em comando para completar as 200,0 horas exigidas, ficará inviável pelo alto custo gerado e mesmo assim, se o piloto pagar por estas horas, com certeza não será instrutor de voo e sim conseguirá outro emprego com melhor remuneração. A ANAC teria muito mais eficácia e eficiência no controle da formação de instrutores que realizem cursos previamente aprovados pela própria, do que horas distribuidamente voadas na Aviação geral.

Outro assunto discutido foi a obrigatoriedade de cursos teóricos para a realização do curso prático de Piloto Privado. A posição da ANAC é de manter a não obrigatoriedade, enquanto as Escolas mantêm a posição de que seja obrigatório o curso, visando melhor preparo na carreira do piloto.

Foi discutido também a inclusão no RBAC-61 da Subparte S, onde regulamenta as provas teóricas, devendo ser equivalente ao antigo RBHA-61, mas com algumas modificações, como o prazo de validades dos CCTs, e a obrigatoriedade de realização de exames teóricos a cada 12 meses para a renovação de habilitações, esta ultima com grandes chances de não ser incluída na regulamentação.

Ainda não há a uma posição definitiva. A ANAC não se manifestou ainda, se ocorrerão as sugeridas alterações. Quando o órgão regulamentador se posicionar sobre as mudanças, informaremos todos os nossos alunos e apaixonados por aviação.

Publicado em 14/03/2014


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Mais um sonho realizado: piloto formado na EJ entra para a linha aérea.

    Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.

  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051