EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Fabio Ramponi Maia, contratado pela ABSA Cargo - TAM Cargo.


Mais um de nossos instrutores foi contratado pela ABSA Cargo - TAM Cargo, agora é a vez do Instrutor Fabio Ramponi Maia de São Paulo - SP.

Devido ao nome e a qualidade do treinamento que a EJ oferece, quando o aluno se torna um piloto profissional, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um piloto seguro e preparado para qualquer empresa aérea, principalmente se o candidato possuir experiência como instrutor de voo.

"Minha vontade de ser piloto nasceu vendo meu pai voar, ele é piloto privado e sempre frequentou o Aeroclube de São Paulo, me lembro que fiz meu primeiro voo junto com ele e ficava cheio de orgulho quando acompanhava uma decolagem ou pouso dele.

A partir daí, decidi que queria fazer o curso de piloto privado para ser igual a ele. Na época, a idade mínima para fazer o curso teórico era 16 anos. Quando eu iria completar 16 anos, a idade mínima passou para 17 e logo em seguida para 18 anos. Como minha intenção era apenas piloto privado e com 18 anos eu estava naquela situação de ingressar na faculdade, decidi fazer o curso de direito e tive que adiar o curso de piloto.

No ultimo ano da faculdade, decidi iniciar o curso para piloto. Fiz o curso teórico no Aeroclube de São Paulo e comecei a fazer as primeiras horas práticas no Aeroclube de Jundiai. Fiz meu voo solo com 15 horas e no dia seguinte já estava matriculado na EJ para concluir o curso. Quando mudei para EJ, vi o que realmente era a aviação. Uma escola muito profissional e com uma estrutura invejável. Sem contar os instrutores, que apesar de serem as vezes até mais novos que eu, eram muito profissionais e capacitados.

Somando a qualidade da escola e a paixão por entrar em um avião e voar, decidi que minha vida seria melhor no avião do que no fórum e decidir ser piloto como profissão.

Chequei o PP em maio de 2008 e com a conclusão da Faculdade fiquei em um beco sem saída. Sabia que queria ser piloto, mas apenas o diploma de bacharel em direito não adiantaria de nada, caso eu não pudesse voar um dia. Então, após muitas conversas com meu pai, resolvi para a carreira de piloto mais um pouco e me dedicar aos estudos para passar no exame da OAB. Assim eu teria uma segunda profissão garantida caso não tivesse sucesso na Aviação.

Passei no exame da Ordem e comecei o curso de PC em seguida. A partir dai, fiz todos os cursos na EJ. Na época, voava de manhã e trabalhava como advogado a tarde em SP. Fiz isso até concluir o curso de Multi e Inva. Quando estava pronto para começar a dar instrução.

Em Julho de 2011 fui contratado como Instrutor na EJ foi ai que começou a melhor fase da minha vida, pois trabalhava com o que realmente eu gostava. Fiz muitas amizades, aprendi muita coisa com alunos, colegas de trabalho, etc. Eu era uma pessoa verdadeiramente apaixonada pela EJ.

Após 1 ano como instrutor, fiz seleção na TAM e fui aprovado, sem brincadeira, na época fiquei muito feliz, mas triste ao mesmo tempo por ter que deixar a EJ que eu gostava muito.

Fiquei um ano e meio na TAM e fui demitido no último corte de funcionários que teve em Agosto de 2013. Após isso, fiquei sem voar até o início de 2014, foi quando mandei email para o Renan e para o Josué, pedindo para retornar para EJ. Fui acolhido por todos de braços abertos e voltei a dar instrução em Fevereiro de 2014. Fiquei muito feliz pois confiaram e mim e na minha capacidade.

Em março começou uma seleção para Tam Cargo (Absa Cargo), só com o pessoal que fora demitido da Tam em 2013, e com muita sorte e ajuda de Deus, fui aprovado. Agora, pela segunda vez, deixo a EJ com dor no coração, e feliz por saber que a qualidade e competência de todos que ficaram ali, levarão o nome da Escola para níveis cada vez maiores.

Agora vou iniciar o Curso do Boeing 767, o que pra mim foi uma surpresa. Quem diria que eu iria sair do C-152, apesar de já ter voado o Airbus, e ir direto para o B767 e ter a possibilidade de fazer voos internacionais. Estou muito feliz mesmo.

Por ultimo, gostaria de Agradecer mais uma vez todos da EJ que sempre confiaram no meu trabalho e parabenizar toda a equipe que sempre trabalhou com muito profissionalismo. Agradeço a todos mesmo, comercial, escala, operacional, diretoria, chefia, administrativo, etc... Sem vocês eu não seria quem sou hoje." disse Maia.

Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.

Para saber como se tornar um Instrutor EJ, mande um e-mail para contato@ej.com.br ou ligue:

Itápolis-SP - 16 3263 9160
Jundiaí -SP - 11 4815 2325

Voe mais alto.

Publicado em 04/04/2014


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Mais um sonho realizado: piloto formado na EJ entra para a linha aérea.

    Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.

  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051