Notícias
NOTAM são as siglas para "Notice to Airmen", que no português, significa "Aviso aos aviadores". Estes são publicados por um órgão competente do controle de tráfego aéreo da área a ser voada e contém informações de extrema importância aos aeronavegantes em relação a qualquer observação ou alteração na estrutura dos aeródromos e espaços aéreos. Podem ser permanentes, mas na maioria das vezes são temporários, sendo informado o período de validade no próprio corpo da mensagem. É obrigação de todos os pilotos antes de voarem checarem os NOTAMs e adequa-lo ao seu voo, de forma a ajudar na melhor fluidez do tráfego aéreo.
Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, alterações temporárias serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, e nossa unidade baseada no Aeródromo de Jundiaí-SP (SBJD), será um dos aeroportos que terão que se adaptar a essas mudanças.
A seguir os principais tópicos que serão aplicados em Jundiaí, durante o período da Copa do Mundo, podendo estes, ser integralmente esclarecidos pelos seguintes documentos:
NOTAM D1438/2014 - que prevê a coordenação do aeródromo de Jundiaí
AIC 08/14 - que trata das regras de alocação de slot nos aeródromos controlados
AIC 12/14 - que trata das alterações gerais no espaço aéreo durante o evento
- O aeródromo de Jundiaí será coordenado pelo período de 11/06/14 a 11/07/14;
- Todas as aeronaves que pretendam operar neste aeródromo durante este período, deverão reservar slots;
- Seguindo os critérios de segurança adotados mundialmente em eventos da importância e do vulto da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014 e a manutenção dos níveis dos serviços de tráfego aéreo prestados, o COMAER criou áreas de exclusão (RESERVADA, RESTRITA ou PROIBIDA) em determinadas porções do espaço aéreo brasileiro com tamanhos e níveis de acessos diferentes, estando dentre estas, a TMA-SP;
- Os períodos de vigência dessas restrições serão compreendidos entre algumas horas antes e depois da abertura do evento, bem como dos seus jogos;
- Não serão permitidos voos de instrução em nenhuma das áreas de exclusão durante os períodos estipulados;
DIAS E HORÁRIOS DOS JOGOS EM SÃO PAULO
Dia 12/06/2014 (17h local) – início às 14h local e término às 21h local;
Dia 19/06/2014 (16h local) – início às 15h local e término às 19h local;
Dia 23/06/2014 (13h local) – início às 12h local e término às 16h local;
Dia 26/06/2014 (17h local) – início às 16h local e término às 20h local;
Dia 01/07/2014 (13h local) – início às 12h local e término às 17h local;
Dia 09/07/2014 (17h local) – início às 16h local e término às 21h local.
Desta forma, durante todo o período da Copa do Mundo, a EJ - Unidade Jundiaí terá suas operações consideravelmente reduzidas devido à coordenação do aeródromo (slots) e ainda mais restrita nos dias que houverem jogos em São Paulo.
Esperamos contar com a compreensão de todos.
A diretoria.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.
A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui
A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310