EJ - Escola de Aviação Civil


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A nossa vida é feita de detalhes e são eles que fazem a total diferença.


"Imagine um menino de uma cidade lá do interior de Minas Gerais, sentado na calçada da sua casa juntamente com a sua mãe, observando o céu e os aviões voando alto "soltando fumaça". Aquela cena me prendia total atenção, eu só queria estar ali dentro da cabine de comando da aeronave. Não parava de olhar enquanto a aeronave não sumisse de vista. Eu falava sempre com a minha mãe: Mainha, eu vou fazer faculdade e ser piloto de avião. Minha mãe concordava com o meu sonho, porém, sempre falava: Isso é muito perigoso meu filho, mas se é o seu sonho então vamos lutar por ele.

Um dia tive a oportunidade de estar em um voo executivo, a convite do meu amigo e cmte. José Vanderlei Gil da Cruz, onde pude confirmar a minha paixão e o caminho a seguir profissionalmente. A chama dentro de mim fortificou e cresceu, tomou conta, meu primeiro voo em uma palavra: inesquecível.

Tive que estudar muito para conseguir uma vaga na faculdade através das oportunidades oferecidas. As dificuldades financeiras nunca foram motivo para me desanimar e consequentemente desistir do meu sonho, não deixava isso me abalar de forma alguma. Fui para a capital mineira, estudei por 2 anos em um cursinho pré-vestibular onde estava me preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizei a prova e depois de um tempo me escrevi no Programa Universidade para Todos (PROUNI), onde consegui uma vaga 100% integral no curso de Aviação Civil, na Universidade Anhembi Morumbi na cidade de São Paulo.

O 1º semestre do curso de aviação na faculdade, engloba as matérias teóricas do curso de piloto privado de avião, logo após, realizei a prova teórica onde obtive aprovação. E agora? E as tais famosas horas de voo? Como pagar? Por motivos financeiros, só pude fazê-las depois de um certo período. Desânimo? Jamais! Durante as férias da faculdade entre o 3º e o 4º semestre, juntamente com a minha mãe, fizemos um empréstimo no Banco e com este conseguimos pagar o curso prático de piloto privado de avião, o qual realizei em Minas, durante as férias da faculdade. Estudei por 3 anos na faculdade, adquiri muitos conhecimentos com os excelentes professores.

Cursando o último semestre de aviação civil na faculdade, eis que surge uma notícia através da Secretaria de Aviação Civil (SAC) - "Projeto Bolsa Piloto". Lendo o edital, pude observar que para realizar a inscrição no programa, os candidatos tinham que ter a aprovação do exame teórico da ANAC para ambas as bolsas, tanto para a bolsa de piloto privado e também para a bolsa de piloto comercial de avião, a famosa "banca da ANAC". Fiquei impedido de me inscrever, visto que só tinha o meu "brevê" de piloto privado e não tinha feito o exame teórico da ANAC para PC/IFR, por alguns motivos, dentre prazos da ANAC entre outros.

Surge então no site da SAC: Edital Retificado em 22/09. Prazos postergados para entrega do CMA e do comprovante de aprovação na Banca da Teórica da ANAC. O Matheus Carvalho (amigo com quem dividia um quarto e morava em uma república, perto da Universidade), me liga infroma sobre a retificação do edital. Imediatamente me inscrevi no programa e fui pessoalmente na agência da ANAC em São Paulo, não tinha vaga na agência até a data estipulada pelo edital para fazer a prova. Então, pedi ao atendente para marcar a prova para Belo Horizonte - MG, também não tinha vaga, fui consegui uma vaga para a cidade de Curitiba-PR, mas enfim consegui marcar a minha prova. Então, eu tinha praticamente 15 dias para estudar para a prova de PC/IFR e também tirar o CMA de Primeira Classe.

Me organizei, coordenei com professores, sobre faltas, visto que teria que faltar na faculdade durante uma semana onde estaria só estudando me preparando para a prova. Estudei aproximadamente 10 horas por dia e com pequenos intervalos, afinal, tive que aproveitar o máximo possível do tempo que me restava para a prova. Dia da prova, não tive muita dificuldade na maioria das matérias, exceto em Regulamentos de Tráfego Aéreo, onde caiu muitas questões sobre lei do aeronauta, (Direito aeronáutico), nem imaginava que cairia na prova esses tipos de questões. Aí, lembrei-me das aulas de Direito Aeronáutico do querido Professor Nelson Marques.

Terminando de fazer a prova confirmei duas vezes para finalizar o exame, mas na terceira e última confirmação, parei e olhei para o tempo restante para o término da prova - 00:06 min - e pensei: ainda tenho mais 6 minutos, vou rever a matéria que tive mais dificuldade no exame. Analisando bastante uma questão de Regulamentos, desmarquei a letra "B" e marquei a letra "D", resultado final? Acertei 20, 19, 18, 16 nas outras matérias e por fim 14 em Regulamentos, a questão que revi estava errada e a revendo marquei alternativa correta.

A nossa vida é feita de detalhes, e são esses detalhes que fazem a total diferença, fui aprovado na "banca da ANAC' e com essa aprovação consegui disputar uma vaga no "Projeto Bolsa Piloto".

No dia 06/11/15 a alegria transbordava na minha vida, consegui a minha bolsa no Projeto e ainda tive a oportunidade de escolher onde faria o curso prático de piloto comercial de avião, as tais "horas de voo", lembra? Sem dúvida, optei por uma escola onde analisei: a qualidade do ensino, segurança de voo, manutenções de aeronaves, estrutura, entre outras.

Aqui estou na maior e melhor escola de formação de pilotos da américa latina, a EJ. Muito feliz e a cada dia mais perto do meu sonho, aproveitando ao máximo o curso, aprendendo com os excelentes "Professores" Instrutores de Voo (INVA'S) da EJ. Quando olho para trás muitas vezes me emociono e sempre me orgulho por tudo o que passei, pelas lutas, dificuldades, momentos de felicidades e muita perseverança.

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, namorada e aos meus amigos queridos, que desde sempre me apoiaram e me incentivaram a lutar pelo meu sonho: SER PILOTO DE AVIÃO!

Gostaria de finalizar incentivando a você leitor a lutar pelos seus objetivos, não desanime jamais, VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!"


Essas foram as palavras do aluno Wemerson Santos Rocha de Medina/MG, participante do Projeto Bolsa Piloto, provando que devemos sonhar e sempre lutar, mesmo que as dificuldades estejam no caminho.

Parabéns Wemerson, e bons voos!

Publicado em 02/06/2016


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

  • Ex-aluno e instrutor EJ hoje voa na Ásia

    Buscando a formação de pilotos profissionais com excelência no mercado, o método de ensino da EJ Escola forma, há anos, pilotos para além das fronteiras do Brasil. Esse é o caso de nosso ex-aluno e instrutor, Maicom Garcia, que escolheu a EJ para a realização de seu sonho de se tornar piloto."Realizei todo o meu treinamento na EJ, desde o curso de piloto privado até o de instrutor de voo. Após a conclusão do curso de instrutor de voo, tive a oportunidade de trabalhar por dois anos como instrutor na escola, antes de iniciar minha carreira na aviação comercial."Após atuar em uma companhia aérea brasileira, Maicom exerceu a profissão na China e, atualmente, voa no Cazaquistão pela empresa Air Astana. Além do método de ensino, o comandante conta como a EJ o ajudou em sua adaptação a diversos ambientes culturais."Voei por sete anos na Avianca, onde me tornei comandante de A320. Após a falência da companhia, voei na China e, hoje, continuo como comandante de A320 no Cazaquistão. Posso dizer que a infraestrutura, filosofia e qualidade do treinamento oferecido pela escola foram primordiais para a formação de uma base forte, que reflete até hoje na minha carreira e facilita muito minha adaptação a qualquer ambiente cultural."Por ter atuado como instrutor na escola, Maicom teve a oportunidade de acumular horas de voo para ganhar experiência e se aprofundar na padronização da equipe de instrução, que segue rigorosos critérios de ensino para familiarizar o piloto com uma operação aérea."A padronização oferecida pela escola é baseada nos mesmos princípios de uma empresa de linha aérea, o que facilita muito a adaptação quando se inicia a carreira na aviação comercial. A EJ possui um ambiente perfeito para o aprendizado. A localização e o clima de Itápolis são ideais para que o aluno tenha um processo de imersão no mundo da aviação, tendo contato direto com toda a parte operacional enquanto desenvolve a parte teórica, facilitando muito a fixação do conteúdo. A infraestrutura também conta com alojamentos e toda a parte de lazer, como piscina e quadra poliesportiva, para os momentos de descanso e interação entre os alunos."Mesmo após anos de sua formação, Maicom ainda mantém contato com a escola e faz parte da história e da família EJ, assim como diversos outros pilotos que tiveram sua formação na escola."Hoje, mesmo morando na Ásia, ainda utilizo os serviços da escola, mantendo minha habilitação de monomotor válida e realizando a renovação do meu ICAO quando venho ao Brasil durante minhas férias. Agradeço ao Cmte Josué e ao Cmte Edmir por todos os ensinamentos que recebi durante os anos em que estive na EJ, e que carrego comigo até hoje."É através de exemplos como esse que buscamos inspirar novos aviadores a irem além das expectativas e voarem mais alto. A EJ se orgulha dessa trajetória e está sempre de braços abertos para todos aqueles que, como Maicom, fizeram parte de nossa história.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051