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A competição de acrobacia e festa aviatória acontecerá no Aeroclube de Itápolis, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro/16
O Aeroclube de Itápolis divulga hoje as sequencias acrobáticas que serão voadas pelos competidores que participarão do Primeiro Troféu Alberto Bertelli de acrobacia aérea, que será sediado no Aeroclube de Itápolis, agora em setembro.
As competições terão quatro categorias, sendo três de precisão e uma categoria estilo livre. As de precisão são a Acrobacia Tradicional, a Super Esporte e a Elite. E a estilo livre se chamará Categoria Bertelli.
O Campeonato tem sequencias acrobáticas próprias, o que é inédito no país, e é uma adaptação para a realidade brasileira de pilotos competidores e equipamentos que existem no país.
A categoria de entrada, a Acrobacia Tradicional, é um pouco mais avançada que que Primary, desenhada nos EUA pelo IAC, Internacional Aerobatic Club, e implantado em diversos países. A grande novidade, e um pedido da comunidade nacional de competidores, foi a inclusão do parafuso, que normalmente só aparece a nas categorias superiores.
A categoria Super Esporte é um pouco mais avançada que a categoria Sportsman do IAC, e foi desenhada para ser voada, no mínimo, com os aviões RV (4, 6 e 7), Decathlon de 150hp e CAP-10, aeronaves muito usadas pelos competidores Brasileiros, sem forçar as aeronaves e sem prejuízos de ponto por possíveis faltas de energia.
A categoria Elite foi desenhada de modo que será possível ser voada, no mínimo, com o Christen Eagle, sem grandes prejuízos frente a aviões com mais potência de motor.
"Vale lembrar que no Brasil, temos tanto Christen Eagle e Super Decathlons públicos, pertencentes a aeroclubes e associações, o que faz o campeonato ser mais democrático e faz os pilotos explorarem ao máximo o evelope desses aviões", conta Lucas Delcaro, diretor de prova do Troféu Alberto Bertelli. "O Aeroclube de Erechim, por exemplo, tem formado diversos pilotos e eles estão ativos com o Christen Eagle vermelho deles e participando bastante de competições, completa.
Concepção das sequencias
A concepção das sequencias ficou a cargo de Balila Anunciação, natural de Poços de Caldas, piloto agrícola e competidor da Categoria Primary no último campeonato CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas, que ocorreu em julho, na AFA, Academia da Força Aérea.
A concepção da competição e aprovação das sequencias ficaram a cargo de competidores experientes, como Camilo Freitas, de Porto Alegre, que já foi campeão na categoria Intermediária por duas vezes no Campeonato CBA e especialista em Christen Eagle, Leonardo Gutierres, engenheiro de São José dos Campos, e Antônio Carvalho engenheiro e piloto de linha aérea, competidores de Aeronaves RVs e Oswaldo Guerra, piloto agrícola de Alegrete e Filipe Rafaeli, designer grafico de Atibaia, competidores de Aeronaves Decathlon e Super Decathlon.
E a concepção visa trazer mais competitividade pro campeonato: "o numero de competidores por categoria é maior, e o desafio de voar a sequencia tambem é maior", diz Balila Anunciação.
Fomento ao Esporte
O campeonato é um fomento ao esporte, uma iniciativa do Aeroclube de Itápolis com Patrocínio da EJ Escola de Aviação Civil. Tem como objetivo de incentivar a prática do esporte com segurança e para criar uma base sólida de aviadores acrobatas de precisão. "Além de tudo, a acrobacia de competição tem muita disciplina e é o tipo de acrobacia mais segura que existe, pois envolve muita técnica e os voos são dentro do box acrobático", diz Josué Andrade, presidente do Aeroclube de Itápolis e diretor da EJ Escola de Aviação.
Bertelli
Alberto Bertelli nasceu no dia 3 de outubro de 1914 numa fazenda no município de São Roque em São Paulo, mudando-se cinco anos mais tarde para a capital. Alberto Bertelli foi a última figura legendária da aviação brasileira, o último representante da aviação romântica. Foi um dos maiores acrobatas Brasileiros de todos os tempos e um dos maiores incentivadores da acrobacia no Brasil. Ele fez mais de duas mil apresentações e faleceu de causas naturais no início da década de 80.
Faça o Dowload das sequencias:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/1582183/sequencias-bertelli.zip
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui
A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.
Buscando a formação de pilotos profissionais com excelência no mercado, o método de ensino da EJ Escola forma, há anos, pilotos para além das fronteiras do Brasil. Esse é o caso de nosso ex-aluno e instrutor, Maicom Garcia, que escolheu a EJ para a realização de seu sonho de se tornar piloto."Realizei todo o meu treinamento na EJ, desde o curso de piloto privado até o de instrutor de voo. Após a conclusão do curso de instrutor de voo, tive a oportunidade de trabalhar por dois anos como instrutor na escola, antes de iniciar minha carreira na aviação comercial."Após atuar em uma companhia aérea brasileira, Maicom exerceu a profissão na China e, atualmente, voa no Cazaquistão pela empresa Air Astana. Além do método de ensino, o comandante conta como a EJ o ajudou em sua adaptação a diversos ambientes culturais."Voei por sete anos na Avianca, onde me tornei comandante de A320. Após a falência da companhia, voei na China e, hoje, continuo como comandante de A320 no Cazaquistão. Posso dizer que a infraestrutura, filosofia e qualidade do treinamento oferecido pela escola foram primordiais para a formação de uma base forte, que reflete até hoje na minha carreira e facilita muito minha adaptação a qualquer ambiente cultural."Por ter atuado como instrutor na escola, Maicom teve a oportunidade de acumular horas de voo para ganhar experiência e se aprofundar na padronização da equipe de instrução, que segue rigorosos critérios de ensino para familiarizar o piloto com uma operação aérea."A padronização oferecida pela escola é baseada nos mesmos princípios de uma empresa de linha aérea, o que facilita muito a adaptação quando se inicia a carreira na aviação comercial. A EJ possui um ambiente perfeito para o aprendizado. A localização e o clima de Itápolis são ideais para que o aluno tenha um processo de imersão no mundo da aviação, tendo contato direto com toda a parte operacional enquanto desenvolve a parte teórica, facilitando muito a fixação do conteúdo. A infraestrutura também conta com alojamentos e toda a parte de lazer, como piscina e quadra poliesportiva, para os momentos de descanso e interação entre os alunos."Mesmo após anos de sua formação, Maicom ainda mantém contato com a escola e faz parte da história e da família EJ, assim como diversos outros pilotos que tiveram sua formação na escola."Hoje, mesmo morando na Ásia, ainda utilizo os serviços da escola, mantendo minha habilitação de monomotor válida e realizando a renovação do meu ICAO quando venho ao Brasil durante minhas férias. Agradeço ao Cmte Josué e ao Cmte Edmir por todos os ensinamentos que recebi durante os anos em que estive na EJ, e que carrego comigo até hoje."É através de exemplos como esse que buscamos inspirar novos aviadores a irem além das expectativas e voarem mais alto. A EJ se orgulha dessa trajetória e está sempre de braços abertos para todos aqueles que, como Maicom, fizeram parte de nossa história.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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