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Bertelli e Fernando Paes de Barros, que foi aluno do mestre
No primeiro Troféu Alberto Bertelli, competição de Acrobacias que ocorrerá em Itápolis, nos dias 8,9 e 10 de setembro de 2016, o Aeroclube de Itápolis, que é a entidade idealizadora do evento e oferece os troféus, convidou Fernando Paes de Barros para ser o Patrono da Competição, que também assina os Troféus para os vencedores.
Paes de Barros é um representante de peso no cenário da acrobacia aérea nacional. Ele possui uma história de incentivo ao esporte será o o Patrono do I Troféu Alberto Bertelli, que ocorre no próximo mês.
O Patrono da competição é um guardião da memória de Alberto Bertelli, ele possui duas funções básicas, a primeira é e a busca por resultados justos, orientando juízes, e a segunda é a coordenação da segurança de voo na competição. "O Aeroclube está incentivando a acrobacia aérea, mas o aeroclube não tem histórico forte na acrobacia, com nome importante na modalidade, e por isso, ao criarmos a competição, convidamos um patrono, neste caso, o Fernando, para ser o representante do Aeroclube perante aos competidores e a comunidade acrobática", diz Josué Andrade, presidente do Aeroclube de Itápolis.
"Estou muito satisfeito que o Paes de Barros aceitou ser o patrono da competição. Em campeonatos temos sempre muitos novatos, que vem para competir mas também para buscar conhecimento, e o Fernando é ideal para promover esse intercâmbio de conhecimento entre os mais experientes e os iniciantes na modalidade. Será muito válido e vai ajudar a engrandecer a competição e a modalidade em si", declara Lucas Delcaro, diretor de prova.
Perfil
Paes de Barros nasceu em 1952 e começou a voar com seu pai quando era menino. É proveniente de uma família de aviação, seu pai era piloto de caça da FAB e era piloto de acrobacias. "Ele era um acrobata incrível", lembra. Fernando, que foi durante muito tempo piloto de linha aérea, começou a se encantar pelas acrobacias ainda nos anos 60, quando adolescente. "Os shows aéreos nos anos 60 eram festas incríveis com uma variedade de grandes artistas realizando suas proezas com os equipamentos restritos da época. Dentre eles me extasiava vendo o meu pai no PA-18, o Alberto Berteli no Bu-131, o Renato Pedroso no BU-133 e o Braga puxando os T-6s da Fumaça", conta.
Ele sempre manteve a admiração com os primeiros acrobatas: "A intimidade destes homens com o avião e o ar transformava seus voos em pura arte e me embriagava. Foram sempre a minha referência e passei a vida toda tentando me aproximar deste patamar cujo domínio transforma uma demonstração aérea numa obra de arte.", lembra.
Além de tudo, no começo de sua carreira na acrobacia, Paes de Barros teve instrução com o próprio Bertelli, que é um dos maiores ícones da acrobacia aérea no Brasil, provavelmente o maior incentivador da atividade. "Quis o destino que a minha formação de piloto se completasse sob a orientação de Alberto Berteli. Foram anos de ouro onde voei e virei quase tudo que voava na época", declara.
Paes de Barros também foi um grande incentivador da acrobacia no Brasil: "Nos anos 80 mesmo voando na comercial pude avançar na aviação acrobática e nos shows voando muito o T-6 e aperfeiçoando o voo no BU-131, realizando muitas demonstrações em festas e ajudando a estruturar a ACRO para darmos os primeiros importantes passos visando implementar no Brasil, a moderna acrobacia de competição. Este trabalho resultou na compra dos Cristen Eagles e nos primeiros campeonatos improvisados que culminaram com o envio de uma equipe brasileira para competir nos EUA em 1989 trazendo notoriedade e repercussão na mídia para a atividade acrobática", conta.
E durante muitos anos, ele foi competidor nos campeonatos nacionais e internacionais e sempre incentivando a acrobacia de precisão no Brasil, "Durante a década de 90 pudemos colher resultados espetaculares. Passei a competir nos EUA duas ou três vezes por ano voando Pitts- S2B sempre levando uma equipe de novos pilotos e juízes para adquirirmos know-how e criarmos a massa crítica necessária para evoluirmos na acrobacia de competição", declara.
E guarda uma certa predileção pelo Extra-300: "Vivi os melhores anos da minha vida pilotando o melhor par de asas que já tive o prazer de voar, um maravilhoso Extra-300 com o qual, ao longo de 13 anos efetuei mais de duzentas demonstrações, participei de dezenas de competições e conquistei quatro campeonatos brasileiros na categoria unlimited. Quero crer que em alguns destes momentos especiais ficamos suficientemente íntimos e ousamos compor no céu uma singela obra".
Abaixo, leia a entrevista com Paes de Barros e suas expecativas para o I Troféu Alberto Bertelli:
Qual a importância de incentivar a acrobacia de competição?
Nos anos 70 perdemos dezenas de pilotos e amigos em acidentes envolvendo manobras acrobáticas realizadas sem o devido treinamento. Em 1980 defendemos a ideia de que a pratica da acrobacia esportiva, organizada nos moldes da IAC americana, traria um objetivo claro e orientado aos nossos jovens pilotos, empolgados em efetuar acrobacias, que permitiria desenvolver sua técnica e preparo psicológico-emocional de forma orientada, gradativa e segura. Atrair os novos pilotos para aprender manobras voando em altura segura visando atingir sua perfeita execução, através da técnica e da crítica de juízes abalizados, ao invés de se exibir para leigos despreparados em voos a baixa altura, era e continua sendo a nossa proposta.
Em um campeonato, temos sempre pessoas começando na acrobacia, eles vão para competir, obviamente, mas também para buscar conhecimento. Qual a importância de incentivar o contato entre os aviadores mais experientes e os iniciantes?
Aprendemos principalmente pelo exemplo. Ter assistido o voo de grandes pilotos definiu, no meu caso, até onde eu poderia pretender chegar. Perseguir este patamar de proficiência e quem sabe ultrapassá-lo, nos leva a evolução no tempo. Não menos importante e valiosos são os ensinamentos (briefings e coachings) dos pilotos mais experientes onde os pulos do gato de toda ordem nos permitem avançar muito mais rapidamente no domínio da acrobacia.
Quais são suas dicas para os competidores iniciantes?
Seja sempre humilde, se aproxime de quem sabe, cuide do preparo físico, exercício aeróbico curto e anaeróbico concentrado no fortalecimento lombar, abdominal e do pescoço, estude teoria de voo e das manobras, desenvolva muita disciplina de voo para subir todos os degraus explorando e treinando à exaustão as manobras básicas e avançando rumo as mais complexas no tempo certo. Só voe planejado, voos curtos de preferência com alguém comentando ou filmando no solo. Desenvolva a sua consciência espacial e situacional e controle o emocional com rédea curta. Lembre-se que a arrogância é prima irmã da burrice.
Sabemos, que pelo próprio princípio da competição, os campeonatos são muito seguros, mesmo assim, esta é uma área que sempre há espaço para mais preocupação e mais atenção. Quais as principais dicas de segurança para quem participa?
Considero que uma vida longa na acrobacia depende de disciplina pessoal rígida, do domínio da técnica de pilotagem, do preparo físico e condicionamento ao voo acrobático, do desenvolvimento de um alto grau de consciência espacial e situacional, do conhecimento e aplicação das leis da física no gerenciamento preciso da energia total durante a execução da sequência acrobática. Além disso o controle emocional e o equilíbrio psicológico devem ser exercitados em alto grau pois deles dependem os julgamentos frios e precisos que garantem nossa sobrevivência nesta arena.
O I Troféu Alberto Bertelli tem apenas três categorias, e elas são adaptadas para a realidade de aviadores e aeronaves que temos no Brasil. Por exemplo: a categoria Super Esporte tem sequencias pensadas no máximo que um RV, Decathlon e Cap-10 conseguem fazer. O quê você acha desta inciativa?
Nos idos de 1980 quando não dispúnhamos de aeronaves de alta performance, desenhamos o primeiro campeonato neste formato. As sequencias divulgadas permitiam que que os T-21, T-22 e PT-19 disputassem em uma categoria, os C-152 e Citabrias em outra, os T-25 e T-6 em outra e o BU-131 e o Pitts S2A na mais elaborada. Foi interessante e a maior disputa ocorreu na categoria dos C-152 e Citabrias com a vitória de um menino de 18 anos chamado Ricardo Gobetti.
Você teve contato com o próprio Alberto Bertelli, nosso maior ícone da acrobacia, qual característica dele você mais admirava?
Sim, tive a sorte de conviver com ele durante os últimos seis anos de sua vida. Admirava muito a sua simplicidade, como ele vivia com muito pouco. Tinha também uma jovialidade impressionante por ser naturalmente curioso e inventivo. Quando o conheci em 1975, ele tinha mais de sessenta e eu vinte e poucos. E parecia que tínhamos a mesma idade. Mas o que mais me impressionava mesmo era a sua genialidade, que lhe permitia depreender da observação prática do mundo, as leis da física, da cinemática e da mecânica e aplica-las no voo e nas manobras com uma maestria e perícia incomparáveis. Sua sensibilidade de artista completava a obra de arte com que nos presenteava nos finais de tarde voando o TEZ ou outro par de asas que estivesse disponível.
Lembra de algum "causo" dele que sustenta isso?
Lembro de um em especial que colocou o Veio em um patamar acima dos grandes pilotos de sua época. Seu irmão Edmundo me contou como ele venceu o campeonato sul americano de acrobacias realizado em São Paulo nos anos 50. Não haviam ainda as regras e tratava-se de impressionar os juízes com manobras ousadas e a baixa altura. Os mais cotados eram o campeão argentino, e o Renato Pedroso voando Buckers Jungmeister que exploraram bem a vantagem de seus aviões efetuando rooling circles apertados com dois tunas, torque rolls e outras manobras invertidas de alta dificuldade. O Berteli voando o Jungman mais restrito, estava em terceiro na pontuação dos juízes. No final de sua sequência quando após o tradicional trafego curto invertido, para pouso, desvirou na conta para tocar na frente dos juízes. E após o toque surpreendeu a todos perfazendo ainda um perfeito tunô rápido, livrando asas por centímetros, completando o pouso três pontos e ganhando a competição.
Acompanhe mais novidades sobre a competição pelo site do Aeroclube de Itápolis ou pelo site da EJ, o principal patrocinador da competição.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
Entre os dias 27 e 29 de março, a cidade de Keystone Heights, nos Estados Unidos, sediou o Snowbird 2025, um campeonato internacional de acrobacia aérea que reuniu grandes pilotos acrobáticos. Na categoria Intermediária, a piloto brasileira Juliana Fraschetti representou a EJ – Escola de Aviação, a bordo do Extra 300. Com um número estimado de 25 competidores, o evento foi uma verdadeira exibição de habilidade e precisão nos céus americanos.E a dedicação de Juliana resultou em uma grande conquista, o primeiro lugar na categoria. Com técnica refinada e um desempenho impecável, a piloto brilhou entre os competidores e trouxe o título para o Brasil e para a EJ.Juliana Fraschetti se destacou na acrobacia aérea por sua determinação e excelência. Sua formação na EJ foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades, e sua atuação como membro da Esquadrilha EJ consolidou sua experiência no cenário da acrobacia aérea.O Snowbird é sancionado pelo International Aerobatic Club (IAC), organização fundada em 1970 e reconhecida mundialmente pela promoção da acrobacia aérea. Seguindo um rigoroso padrão de avaliação, a competição exige dos pilotos precisão e controle absoluto sobre suas aeronaves, tornando a vitória de Juliana ainda mais significativa.Mais do que um título, essa conquista simboliza a força da aviação brasileira e das mulheres no esporte. Juliana demonstrou que talento, dedicação e treinamento de qualidade podem levar a resultados extraordinários. A EJ se orgulha de apoiar seus pilotos na busca por novos desafios e parabeniza Juliana por essa brilhante vitória!Que esse seja apenas o começo de uma trajetória repleta de grandes feitos para Juliana e para todos que acreditam no potencial da acrobacia aérea no Brasil.
No dia 26 de abril, a cidade de Itápolis-SP será palco do Aero Music 2025, o maior festival aero musical do Brasil. Promovido pela EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, o evento une duas grandes paixões: a aviação e o rock, proporcionando um dia inteiro de acrobacias aéreas e shows ao vivo.Além de trazer ao público apresentações com alguns dos principais pilotos acrobáticos do país e bandas cover renomadas, o festival também se destaca por criar uma oportunidade especial para os alunos da EJ. Quem estuda na escola tem a chance de participar ativamente do evento como voluntário, ganhando não apenas experiência prática, mas também um grande contato com o mundo da aviação.Uma experiência que vai além da sala de aulaSer voluntário no Aero Music significa muito mais do que apenas cumprir um requisito acadêmico. Os alunos que se inscrevem para auxiliar no evento ajudaram em um grande festival, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo . Essa vivência prática pode ser um diferencial, já que companhias aéreas e empresas do setor valorizam profissionais que demonstram proatividade e capacidade de liderança.Além disso, o festival é uma chance única de networking. Estar nos bastidores do evento permite que os alunos interajam com pilotos experientes e profissionais da aviação, abrindo portas para futuras oportunidades na carreira.A atmosfera do maior festival aero musical do paísO Aero Music não é apenas um evento de entretenimento, mas um marco na aviação brasileira. Nos últimos anos, o Brasil viu uma redução no número de eventos aéreos, apesar da importância dessas iniciativas para a formação e o crescimento do setor. Com essa proposta inovadora, a EJ reforça seu compromisso não apenas com a qualidade da formação aeronáutica, mas também com o fortalecimento da cultura da aviação no país.A estrutura do festival contará com exposição de aeronaves, lojas e estandes de marcas, além de transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar de qualquer lugar.Conecte-se com a aviação e a música, acesse a página do evento e saiba mais clicando aqui
O mercado da aviação brasileira apresenta grandes indícios de ascensão, criando um cenário altamente favorável para quem deseja ingressar na carreira aeronáutica. Recentemente, foram anunciadas 895 novas oportunidades de emprego, sendo 738 para comissários de voo e 157 para copilotos. Esse aumento na demanda por profissionais reforça o crescimento do setor e a necessidade de novos talentos qualificados. Um dos fatores mais impactantes dessa movimentação no mercado é a redução da experiência mínima exigida para copilotos, que agora passa a ser de apenas 150 horas totais de voo. Essa mudança permite que pilotos em formação cheguem mais rápido ao mercado de trabalho, acelerando o início da carreira e abrindo portas para novas oportunidades. A carreira como piloto e comissário de voo A profissão de piloto comercial no Brasil exige formação técnica e licenças específicas, que podem ser obtidas por meio de cursos especializados. Os pilotos iniciam sua jornada com a formação de Piloto Privado (PPA), avançam para o Piloto Comercial (PCA) e podem seguir se especializando em habilitações como voo por instrumentos (IFR) e multimotor. Já os comissários de voo, além de garantirem a segurança e o conforto dos passageiros, desempenham um papel essencial na operação das aeronaves. Para ingressar na carreira, é muito importante a realização do curso de comissário de voo para aprender os conceitos fundamentais da carreira, como segurança de voo, emergências a bordo e sobrevivência na selva e mar. Um momento estratégico para iniciar a carreira A expansão do mercado e a flexibilização nos requisitos tornam este um momento ideal para investir na carreira aeronáutica. As companhias estão ampliando suas equipes e criando condições favoráveis para a contratação de novos profissionais. A EJ Escola de Aviação está preparada para auxiliar os futuros aviadores e comissários a alcançarem seus objetivos, oferecendo cursos de alta qualidade, entre em contato conosco para saber mais.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
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Mecânico de Manutenção Aeronáutica
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Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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