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Editorial EJ: em lembrança da memória da pioneira Joana Castilho

Joana Castilho ao lado de avião - Foto Reprodução/Internet


No final do mês passado, a EJ publicou em seu website a história de Juliana Fraschetti, instrutora de Acrobacias Aéreas da EJ, que venceu o Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas 2017, organizado pela CBA, Confederação Brasileira de Acrobacias Aéreas, ocorrido no início de agosto, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga.

O título da matéria era: “Saiba quem é a primeira mulher a ser campeã de Acrobacias Aéreas no Brasil”. Publicamos a matéria apenas depois de consultar aviadores que fazem parte do meio acrobático há muitos anos. Eles não lembravam se alguma mulher havia sido campeã em alguma categoria no Brasil, lembravam-se apenas que mulheres participaram das competições. Infelizmente há uma deficiência no registro da história recente da acrobacia aérea.

Outros leitores e amigos entraram em contato com a EJ para informar da história de Joana Castilho, uma pioneira da acrobacia aérea no país e resolvemos produzir esse editorial. Para nós, a memória e as pioneiras e as histórias da aviação nacional devem ser sempre contadas e relembradas.

Em reportagem para a TV Vanguarda exibida em 2013, o escritor Julio Cesar, de Taubaté, interior de São Paulo, conta a história de Joana Castilho, a “Menina Prodígio”, “Namorada dos Ares”, “Colibri Brasileiro”, ou Joaninha, como era mais conhecida na cidade.

Ela nasceu em 1924 e foi apoiada pelos pais, que juntaram dinheiro para realizar o seu sonho e ela voou pela primeira vez aos 13 anos, decolando e pousando no campo de pouso de Taubaté, que funcionava em uma fazenda. Foi com um avião Bucker que Joana aprendeu manobras como o looping, uma volta completa, que ela fazia em série.

Seus shows de acrobacias e peripécias chocavam a multidão que a assistia, já em 1937. Um ano depois, Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, morto em 1954, impressionado, assistiu as manobras de Joaninha, no Aeroclube do Campo de Manguinhos, no Rio, e lhe entregou uma “Caderneta de Voo”, uma espécie de brevê de piloto na época.

O escritor conta que Joaninha venceu competições em 1940 e 41, durante a “Semana da Asa”, eventos aéreos famosos nesses anos. A mesma história é também relembrada pelo médico mastologista Adalgir D’Alessandro, um dos quatro filhos de Joaninha. Em entrevista para o Portal Pindavale com detalhes reproduzidos em outro website, o Tubainet.com.br. O primeiro prêmio ela ganhou fazendo um voo com 15 loopings completos, e contou para um repórter da Folha da Noite que os fazia sem qualquer tipo de dificuldade.

Joana, que também batiza um dos hangares do aeroclube de Taubaté, ruas e uma praça do município, e até uma unidade regional do Rotary Clube, morreu em 1991, aos 67 anos, e está sepultada no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo.

Tanto as reportagens da TV Vanguarda como nos detalhes reproduzidos pelo Pindavale, informam que Joana Martins Castilho, se tornou, aos 14 anos, a piloto e acrobata aérea mais jovem do mundo, com registro no livro dos recordes Guinness, e que até hoje não teriam sido superados. A EJ fez um cadastro no site Guiness World Records e fez a busca, não encontrando esse fato entre diversos recordes sobre aviação e acrobacias aéreas.

Código Aresti
Os campeonatos atuais de acrobacia, com o sistema de classificação das manobras e pontuação da FAI, Féderation Aéronautique Internationale, foram utilizados pela primeira vez na década de 60. E apesar de ser um modo diferente desta competição de 1940 e 41, a EJ faz questão de preservar a memória e alterar a informações na matéria publicada anteriormente.

Equipe EJ

Publicado em 05/09/2017


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

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    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

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    A EJ Faculdade, referência nacional na formação de pilotos, acaba de divulgar o cronograma oficial do vestibular 2026 para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Reconhecida por oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado, a instituição possibilita que seus alunos alcancem, em apenas dois anos, todas as licenças e habilitações necessárias — desde o Piloto Privado (PP) até o Piloto Comercial (PC), com IFR e Multimotor — além do diploma de nível superior. O curso é voltado para quem deseja construir uma carreira sólida como piloto profissional e reúne teoria e prática em um ambiente totalmente imerso na aviação. A grade inclui, além das disciplinas acadêmicas, treinamento prático nas aeronaves da maior escola de aviação da América Latina e contato constante com profissionais experientes do setor, criando oportunidades reais de networking e inserção no mercado. O Campus EJ, localizado em Itápolis (SP), oferece uma estrutura completa para a formação teórica e prática. São salas de aula equipadas, simuladores de voo, uma ampla frota de aeronaves modernas, além de infraestrutura de apoio com alojamentos, restaurante, cafeteria, área de lazer, quadras esportivas, piscina e lavanderia, garantindo conforto e comodidade para que o aluno possa se dedicar integralmente à sua formação. A EJ Faculdade já foi responsável pelo ingresso de diversos pilotos no mercado de trabalho, muitos deles partindo para companhias aéreas e aviação executiva. Um dos grandes diferenciais está nas oportunidades internas: a escola seleciona os alunos com melhor desempenho para participar de programas de estágio e, em muitos casos, para integrar o quadro de instrutores de voo. Essa é uma porta de entrada valiosa para o primeiro emprego, permitindo ao recém-formado acumular experiência prática e horas de voo que aceleram o ingresso em companhias e operações de maior porte. Cronograma Vestibular EJ 2026 Inscrições: 01/09/2025 a 28/11/2025 (Taxa de inscrição: R$ 50,00)Data do vestibular: 07/12/2025Divulgação do resultado: 09/12/2025Matrículas: 05/01/2026 a 23/01/2026Início do curso: 26/01/2026 Ao longo de sua trajetória, a EJ já formou mais de 10 mil pilotos para dentro e fora do país e mantém o compromisso de oferecer uma formação de alto nível, preparando profissionais prontos para voar mais alto e conquistar espaço no mercado global da aviação. Acesse o site oficial da EJ Faculdade clicando aqui.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051