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A EJ lança o curso de aperfeiçoamento em motores e magnetos para mecânicos já formados ou em formação. Entenda:
Parte 1
Intensivo - 4 dias
Montagem e desmontagem de motor aeronáutico. Sem segredos.
O objetivo é mostrar na prática como se abre e fecha um Motor Lycoming. Entre todos os processos ensinados, tanto na teoria como na prática, ensina-se todo o método de limpeza, como se prepara, como se trabalha organizadamente, e como se monta um motor, além de todo o controle burocrático de forms, de acompanhamentos e avaliação de laudos de Magnaflux e líquidos penetrantes das peças, entre outras necessidades solicitadas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.
Nas aulas teóricas o aluno aprende desde como se consulta o manual técnico do equipamento até como funciona, com detalhes, todas as medidas necessárias envolvendo limites máximos e mínimos de cada peça do motor Lycoming O235, que é a base da maioria dos motores da marca, um dos mais usados na aviação.
Nas aulas práticas, além da desmontagem e montagem em si, o curso aborda as formas de armazenamento de cada peça, controles de temperatura, ambiente e limpeza no momento dos trabalhos, além do correto uso e calibragem de todos os instrumentos de precisão necessários para a função, como micrômetros e súbitos, utilizados nos rígidos e necessários controles de medidas.
Parte 2
Intensivo - 1 dia
Manutenção de magnetos aeronáuticos
Aborda os magnetos Slick e Bendix, os mais usados no mercado nacional. O aluno aprende como desmontar, montar e termina as aulas conhecendo em detalhes como estão as peças internas, além da correta identificação dos desgastes de uso, tanto por tempo como por horas de voo, evitando perdas e trocas desnecessárias.
Além da teoria, o aluno entende, na prática, a correta avaliação de platinados, condensadores, catracas e carcaças. Nas aulas teóricas, assim como na parte de motores, são abordados todos os detalhes de manuais, boletins, e controles laboratoriais para testes dos conjuntos em bancadas.
O intensivo envolve desde o preparo do ambiente de laboratório, onde o aluno aprende a manusear tanto as ferramentas adequadas como os equipamentos de testes, até as corretas práticas de bancada em si, que servem para atestar o bom funcionamento nas mais variadas rotações necessárias para um teste completo e seguro, onde se estuda e regulam-se as sequências de faíscas em diferentes aplicações.
São ensinadas as melhores práticas para o controle de procedências, validades e registros de cadernetas de cada equipamento, além de organização e métodos de trabalho.
A quem se destina
- Mecânicos já formados ou em formação
- Profissionais que trabalham em oficinas de manutenção de aeronaves de pequeno porte
- Para oficinas que desejam expandir áreas de atuações ou formar mais profissionais nas áreas
- Para profissionais que desejam trocar experiências e métodos
Carga horária
Parte 1 e 2
35 horas totais
Das 8h30 as 12h00 e das 14h00 as 17h30
Agenda
6 a 10 de agosto de 2018
4 a 8 de fevereiro de 2019
Inclui
Alojamento, café da manhã, almoço e jantar
Investimento
Consulte
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.
O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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