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Edmilson à esquerda da foto, durante voo de instrução com aluno
Em 1995, próximo de Brusque, Santa Catarina, um acidente em um Cessna Caravan da Brasil Central, companhia aérea regional da TAM, tirou a vida de Claudio, tio de Edmilson. Ele tinha apenas um ano de idade e guarda quase nenhuma lembrança do único aviador da família e sabe das histórias apenas pelo que a família conta.
A tragédia com Claudio não foi o suficiente para eliminar a paixão do patriarca da família, seu Hélio, que sempre foi entusiasta da aviação. “Acredito que tinha sonho de se tornar piloto”, relembra sobre o avô que levava uma vida tranquila de instrumentista de equipamentos eletrônicos, em Curitiba, cidade onde cresceu Edmilson Campos, 24 anos, instrutor da EJ recentemente contratado para ser copiloto de Boeing 737 da Copa Airlines, empresa aérea com sede no Panamá.
Levado pelo avô, desde cedo começou a frequentar o Aeroclube do Paraná, em Curitiba. “Sempre quis brinquedos relacionados a avião, fazia desenhos relacionados a aviação, tinha um hobby de aeromodelo, então isso sempre fez parte”, relembra.
O incentivo de Hélio pela aviação espalhou-se para todos, a mãe de Edmilson, Magda, fez o curso de comissária, mas preferiu atuar como advogada e o pai, também Edmilson, fez o curso superior de Mecânico de Manutenção Aeronáutica na UTP -Universidade Tuiuti do Paraná, onde trabalha hoje como prefeito da Universidade, a mesma faculdade onde Edmilson Campos, logo após completar o ensino médio, matriculou-se no curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves.
Enquanto estudava na Tuiuti, Campos iniciou seus voos práticos do curso de piloto privado no Aeroclube do Paraná e terminou na Aerocon Escola de Aviação, também na mesma cidade. Em 2013, depois de dois anos de estudo, finalizada a faculdade e já com as aprovações das provas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, procurou uma escola onde tivesse mais oportunidades e que pudesse fazer os cursos de piloto comercial e de instrutor de voo com mais agilidade, devido a prazos de vencimentos exigidos pela agência reguladora.
Menos de um ano depois já estava com as habilitações profissionais na mão e buscou uma oportunidade de trabalhar em operações terrestres na EJ, onde atuou por pouco mais de um ano, sendo seu primeiro emprego, enquanto aguardava a oportunidade na fila para ser instrutor de voo prático. “Ali puxei avião e abasteci num calor de 40 graus. Foi um momento importante na minha vida, me fez mostrar que nem tudo chega de mão beijada, pra ver que realmente não é uma coisa tão fácil. Você tem que dar o suor”, afirma.
Logo foi contratado para ser instrutor, onde voou por quase três anos e acumulou 1300 horas em diversos modelos de aeronaves da EJ, experiência o suficiente para ser contratado para ser copiloto de uma grande empresa aérea. “Muitas experiências que não havia passado como aluno passei como instrutor, muitos momentos muito bons, muitas navegações boas, até cheguei a ir de Corisco Turbo para Recife, o que foi uma ótima bagagem”, afirma Campos enquanto se prepara para suas primeiras instruções de simulador em Miami, EUA, pois o centro de treinamento companhia na Cidade do Panamá estava lotado devido a muitas contratações recentes e crescimento da empresa.
Dicas para quem está começando? “Nunca desista do seu sonho, não deixe que uma barreira que é para os outros se torne uma barreira para você. Se dedique, estude, voe, porque na vida quanto mais se vive mais se aprende, e na aviação quanto mais se aprende mais se vive. Se tiverem a oportunidade de se tornarem instrutores, tornem-se, porque assim irão ver que a instrução te faz um novo piloto, um piloto mais seguro”.
A Copa, que já conta com diversos ex-instrutores da EJ operando suas aeronaves, voa para toda a América do Sul, Central e do Norte, e entre os destinos, opera para um dos aeroportos mais importantes do mundo, o John F. Kennedy, em Nova York, EUA. “Mal vejo a hora de operar em JFK, deve ser uma experiência única”, conta.
Bem, você levou pra frente a aviação que o seu tio Claudio gostava… “tenho recordações de certificados e adesivos da aviação dele que guardo comigo até hoje”, diz Edmilson.
A EJ agradece a Edmilson Campos pelo tempo dedicado ao ensino e deseja um “pouso manteiga” em sua primeira operação de 737 no JFK.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui
A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.
Buscando a formação de pilotos profissionais com excelência no mercado, o método de ensino da EJ Escola forma, há anos, pilotos para além das fronteiras do Brasil. Esse é o caso de nosso ex-aluno e instrutor, Maicom Garcia, que escolheu a EJ para a realização de seu sonho de se tornar piloto."Realizei todo o meu treinamento na EJ, desde o curso de piloto privado até o de instrutor de voo. Após a conclusão do curso de instrutor de voo, tive a oportunidade de trabalhar por dois anos como instrutor na escola, antes de iniciar minha carreira na aviação comercial."Após atuar em uma companhia aérea brasileira, Maicom exerceu a profissão na China e, atualmente, voa no Cazaquistão pela empresa Air Astana. Além do método de ensino, o comandante conta como a EJ o ajudou em sua adaptação a diversos ambientes culturais."Voei por sete anos na Avianca, onde me tornei comandante de A320. Após a falência da companhia, voei na China e, hoje, continuo como comandante de A320 no Cazaquistão. Posso dizer que a infraestrutura, filosofia e qualidade do treinamento oferecido pela escola foram primordiais para a formação de uma base forte, que reflete até hoje na minha carreira e facilita muito minha adaptação a qualquer ambiente cultural."Por ter atuado como instrutor na escola, Maicom teve a oportunidade de acumular horas de voo para ganhar experiência e se aprofundar na padronização da equipe de instrução, que segue rigorosos critérios de ensino para familiarizar o piloto com uma operação aérea."A padronização oferecida pela escola é baseada nos mesmos princípios de uma empresa de linha aérea, o que facilita muito a adaptação quando se inicia a carreira na aviação comercial. A EJ possui um ambiente perfeito para o aprendizado. A localização e o clima de Itápolis são ideais para que o aluno tenha um processo de imersão no mundo da aviação, tendo contato direto com toda a parte operacional enquanto desenvolve a parte teórica, facilitando muito a fixação do conteúdo. A infraestrutura também conta com alojamentos e toda a parte de lazer, como piscina e quadra poliesportiva, para os momentos de descanso e interação entre os alunos."Mesmo após anos de sua formação, Maicom ainda mantém contato com a escola e faz parte da história e da família EJ, assim como diversos outros pilotos que tiveram sua formação na escola."Hoje, mesmo morando na Ásia, ainda utilizo os serviços da escola, mantendo minha habilitação de monomotor válida e realizando a renovação do meu ICAO quando venho ao Brasil durante minhas férias. Agradeço ao Cmte Josué e ao Cmte Edmir por todos os ensinamentos que recebi durante os anos em que estive na EJ, e que carrego comigo até hoje."É através de exemplos como esse que buscamos inspirar novos aviadores a irem além das expectativas e voarem mais alto. A EJ se orgulha dessa trajetória e está sempre de braços abertos para todos aqueles que, como Maicom, fizeram parte de nossa história.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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