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Escolas de aviação também devem possuir processos organizacionais, além de promover políticas internas, planejamento de cronograma dos seus treinamentos, além de um canal de comunicação entre a diretoria e os instrutores para alocação assertiva de recursos e supervisão. A EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca mitigar os principais fatores contribuintes, estabelecendo um reconhecido padrão de pilotagem além de treinamento recorrente para seus instrutores. Conheça hoje a base do Crew Resouce Managemente (CRM), uma ferramenta essencial nos cockpits e flightdecks, presente inclusive na EJ.
O modelo SHEL
Por ser a falibilidade humana um fato inegável, diversas teorias foram desenvolvidas para explicar as razões dos diferentes tipos de erro, pois alguns deles podem ser causados por simples incompatibilidade física, como letras impressas que podem ser confundidas quando muito pequenas, enquanto outros podem ser causados por complexos fatores psicológicos ou por certos tipos de estressores como fadiga e limites de tempo rígidos.
A necessidade do estudo de fatores humanos na aviação, desencadeou na década de 70, o desenvolvimento do modelo SHEL de Edwards, que depois foi melhorado por Hawkins. O modelo que reflete os quatro elementos, S (Software), H (Hardware), E (Enviroment) e L (Liveware), leva em consideração o contato entre os elementos e produz o suporte para que se possa entender os fatores humanos, e principalmente aumentar a sua importância no meio aeronáutico.
Contexto do CRM
Nos primórdios da aviação, não haviam instrutores de voo. Os primeiros aviadores, como Orville e Wilbur Wright, Octave Chanute, Otto Lilienthal e até Santos Dumont treinaram a si mesmos. Eles eram simultaneamente pilotos e teste e piloto alunos, onde seria inevitável que muitas moentes acontecessem durante o processo de descoberta de como manter um voo controlado.
Aspirantes a pilotagem moderna tem as vantagens das experiências destes pioneiros, além de muitas gerações sucessoras a eles terem deixado sua contribuição ativa da arte ciência do treinamento de voo. No entanto, nem todos os processos de treinamento de voo vieram do campo aeronáutico. Princípios de como seres humanos aprendem novas habilidades, e as desenvolvem, foram aplicados com o tempo no treinamento de pilotos.
Normalmente, treinamento é pensado em conjunto com habilidades técnicas de operar uma aeronave. Estas habilidades podem incluir a leitura de mapas, interpretações meteorológicas, identificação de áreas, além de em determinados voos, executar seus movimentos de forma adequada para realizar uma manobra desejada, dentro das configurações de peso e balanceamento vigentes no voo.
CRM ou NOTECH?
No entanto existem outras habilidades, chamado Crew Resource Management (CRM), embora na Europa ele possa ser denominado (NOTECHS). O CRM inclui habilidades de comunicação entre os membros da equipe de voo, saber como se portar em situações críticas, e manter a consciência situacional.
A necessidade de um treinamento foi identificada nos anos 80, como resultado de estudos e causas de aeronaves civis. CHRISTIAN E MORGAN (1987) analisaram as causas dos acidentes com aeronaves e encontraram alguns fatores humanos contribuintes. Veja alguns deles:
• Preocupação com irregularidades mecânicas menores;
• Liderança e monitoramentos inadequados;
• Falha em delegar tarefas, e atribuir responsabilidades;
• Falha de selecionar prioridades;
• Falha de comunicar intenções e planos;
• Falha na utilização de dados disponíveis;
• Falha em monitorar adequadamente outros tripulantes no cockpit.
No entanto, o artigo seminal sobre o assunto foi desenvolvido por Foushee em 1984, onde o mesmo aplicou as técnicas e terminologias da psicologia social ao ambiente de um cockpit de um porta aviões, que definia o CRM como o uso efetivo de todos os recursos disponíveis, envolvendo pessoas, sistemas, armas, instalações equipamentos e indivíduos ou equipes para realizar com eficiência uma missão ou uma tarefa.
A evolução do CRM na aviação comercial foi documentada por Helmereich em 1999, visando à minimização do erro humano como fator contribuinte para acidentes e incidentes aeronáuticos, sendo ministrado, a princípio, apenas à tripulação técnica, como parte integrante do Treinamento de Operações de Voo. Na EJ Escola de Aviação, o CRM é parte integrante do treinamento de pilotos, sendo aplicado nos voos de instrução por instrutores e até por alunos.
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Voe mais alto.
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A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui
A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.
Buscando a formação de pilotos profissionais com excelência no mercado, o método de ensino da EJ Escola forma, há anos, pilotos para além das fronteiras do Brasil. Esse é o caso de nosso ex-aluno e instrutor, Maicom Garcia, que escolheu a EJ para a realização de seu sonho de se tornar piloto."Realizei todo o meu treinamento na EJ, desde o curso de piloto privado até o de instrutor de voo. Após a conclusão do curso de instrutor de voo, tive a oportunidade de trabalhar por dois anos como instrutor na escola, antes de iniciar minha carreira na aviação comercial."Após atuar em uma companhia aérea brasileira, Maicom exerceu a profissão na China e, atualmente, voa no Cazaquistão pela empresa Air Astana. Além do método de ensino, o comandante conta como a EJ o ajudou em sua adaptação a diversos ambientes culturais."Voei por sete anos na Avianca, onde me tornei comandante de A320. Após a falência da companhia, voei na China e, hoje, continuo como comandante de A320 no Cazaquistão. Posso dizer que a infraestrutura, filosofia e qualidade do treinamento oferecido pela escola foram primordiais para a formação de uma base forte, que reflete até hoje na minha carreira e facilita muito minha adaptação a qualquer ambiente cultural."Por ter atuado como instrutor na escola, Maicom teve a oportunidade de acumular horas de voo para ganhar experiência e se aprofundar na padronização da equipe de instrução, que segue rigorosos critérios de ensino para familiarizar o piloto com uma operação aérea."A padronização oferecida pela escola é baseada nos mesmos princípios de uma empresa de linha aérea, o que facilita muito a adaptação quando se inicia a carreira na aviação comercial. A EJ possui um ambiente perfeito para o aprendizado. A localização e o clima de Itápolis são ideais para que o aluno tenha um processo de imersão no mundo da aviação, tendo contato direto com toda a parte operacional enquanto desenvolve a parte teórica, facilitando muito a fixação do conteúdo. A infraestrutura também conta com alojamentos e toda a parte de lazer, como piscina e quadra poliesportiva, para os momentos de descanso e interação entre os alunos."Mesmo após anos de sua formação, Maicom ainda mantém contato com a escola e faz parte da história e da família EJ, assim como diversos outros pilotos que tiveram sua formação na escola."Hoje, mesmo morando na Ásia, ainda utilizo os serviços da escola, mantendo minha habilitação de monomotor válida e realizando a renovação do meu ICAO quando venho ao Brasil durante minhas férias. Agradeço ao Cmte Josué e ao Cmte Edmir por todos os ensinamentos que recebi durante os anos em que estive na EJ, e que carrego comigo até hoje."É através de exemplos como esse que buscamos inspirar novos aviadores a irem além das expectativas e voarem mais alto. A EJ se orgulha dessa trajetória e está sempre de braços abertos para todos aqueles que, como Maicom, fizeram parte de nossa história.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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