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Um dos aspectos mais importantes do treinamento de Piloto Privado e Piloto Comercial é a comunicação. É através desta que o gerenciamento de cabine se torna mais eficaz. Uma boa comunicação visa diminuir ou eliminar possíveis conflitos e desastres entre os tripulantes, ou mesmo sanar dúvidas que pairam na cabine e que interferem diretamente na segurança de voo. Por conta disso, a EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca sempre treinar seus instrutores e alunos para as bases de um voo seguro.
A comunicação é uma responsabilidade pessoal. Um dos fatores que contribuem para o controle do erro é a comunicação eficaz. Os efeitos da escassez de habilidades de comunicação refletem-se na qualidade da instrução recebida na medida em que contribuem para a degradação do desempenho da capacidade técnica, por meio de uma série de comunicações falhas e ações inadequadas por parte dos envolvidos na operação aérea.
Durante a comunicação na cabine, existem uma série de barreiras e filtros que devem ser superados para assegurar o bom fluxo de informações.
Então, vejamos alguns tópicos que influenciam diretamente na comunicação entre instrutor e aluno:
Os filtros modificam a forma como recebemos uma informação. Já as barreiras impedem uma boa comunicação.
Você sabe quais são possíveis barreiras?
• Desnível de autoridade: Em instrução estamos sujeitos a uma configuração de instrutor e aluno. Por vezes, isto pode impedir uma comunicação eficaz por vergonha ou medo;
• Achamos que não há necessidade de falar: Ainda anexo ao item acima, achamos por vezes que por ter maior experiência, algumas coisas não devem ser reportadas aos nossos instrutores. Uma informação guardada pode ser essencial para mudar todo o curso de um possível acidente;
• Comunicamos apenas em uma direção: O maior problema da comunicação é quando ela não é recíproca. Quando não há reciprocidade entre interlocutor e receptor, não há comunicação;
• Enviamos mensagens confusas: por vezes podemos não sermos claros no que queremos dizer;
• Não fazemos perguntas: o momento ideal para se questionar e melhorar suas características como piloto é justamente na instrução inicial, e intermediária. Lá podemos sanar dúvidas elementares, ou mesmo mais complexas. Aproveite seu instrutor;
• Não ouvimos: por vezes podemos não dar a liberdade para receber uma informação, seja pelo nervosismo, ou mesmo por diferenças interpessoais;
Filtros
Os filtros devem ser pessoais ou situacionais. Os filtros pessoais são:
• Ideia formada: pode acontecer que as vezes não temos uma ideia completamente formada para iniciar o diálogo;
• Reação Treinada: a realização de checklists ou briefing não deve eximir a comunicação de itens não discutidos;
• Evitar competição: ficar demasiado preocupado em falar sem ter clareza dos fatos ou a ideia formada;
• Clarificar o Pensamento: iniciar a comunicação quando está executando outra ação gera o risco de um comunicar alguma informação errada ou incompleta;
• Ouvir: pode ocorrer de não ouvirmos a informação com clareza por querermos nos comunicar, ou ainda ouvir algo em adição ao que foi falado;
• Fala: quando estamos nos comunicando não estamos prestando atenção ao que é falado;
Os filtros situacionais não são controláveis, mas precisam ser superados. Eles incluem: ruído, distração, gírias, conflitos emocionais, estresse, fadiga, outros falando ao mesmo tempo e diferenças de linguagem. Por conta disso, devemos sempre ser mais efetivos e proficientes em indagar, defender uma posição (assertividade), em escutar, resolver conflitos e em criticar.
Na EJ Escola de Aviação, os alunos têm contato com os princípios do CRM desde os primeiros voos de instrução. Logo no Piloto Privado, o aluno é encorajado a manter o padrão EJ, a fim de sempre presar pela segurança. Se interessou? Quer saber mais? Contate nossa tripulação de atendimento através do WhatsApp (16) 3263-9160 ou clique aqui.
Voe mais alto.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui
A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.
Buscando a formação de pilotos profissionais com excelência no mercado, o método de ensino da EJ Escola forma, há anos, pilotos para além das fronteiras do Brasil. Esse é o caso de nosso ex-aluno e instrutor, Maicom Garcia, que escolheu a EJ para a realização de seu sonho de se tornar piloto."Realizei todo o meu treinamento na EJ, desde o curso de piloto privado até o de instrutor de voo. Após a conclusão do curso de instrutor de voo, tive a oportunidade de trabalhar por dois anos como instrutor na escola, antes de iniciar minha carreira na aviação comercial."Após atuar em uma companhia aérea brasileira, Maicom exerceu a profissão na China e, atualmente, voa no Cazaquistão pela empresa Air Astana. Além do método de ensino, o comandante conta como a EJ o ajudou em sua adaptação a diversos ambientes culturais."Voei por sete anos na Avianca, onde me tornei comandante de A320. Após a falência da companhia, voei na China e, hoje, continuo como comandante de A320 no Cazaquistão. Posso dizer que a infraestrutura, filosofia e qualidade do treinamento oferecido pela escola foram primordiais para a formação de uma base forte, que reflete até hoje na minha carreira e facilita muito minha adaptação a qualquer ambiente cultural."Por ter atuado como instrutor na escola, Maicom teve a oportunidade de acumular horas de voo para ganhar experiência e se aprofundar na padronização da equipe de instrução, que segue rigorosos critérios de ensino para familiarizar o piloto com uma operação aérea."A padronização oferecida pela escola é baseada nos mesmos princípios de uma empresa de linha aérea, o que facilita muito a adaptação quando se inicia a carreira na aviação comercial. A EJ possui um ambiente perfeito para o aprendizado. A localização e o clima de Itápolis são ideais para que o aluno tenha um processo de imersão no mundo da aviação, tendo contato direto com toda a parte operacional enquanto desenvolve a parte teórica, facilitando muito a fixação do conteúdo. A infraestrutura também conta com alojamentos e toda a parte de lazer, como piscina e quadra poliesportiva, para os momentos de descanso e interação entre os alunos."Mesmo após anos de sua formação, Maicom ainda mantém contato com a escola e faz parte da história e da família EJ, assim como diversos outros pilotos que tiveram sua formação na escola."Hoje, mesmo morando na Ásia, ainda utilizo os serviços da escola, mantendo minha habilitação de monomotor válida e realizando a renovação do meu ICAO quando venho ao Brasil durante minhas férias. Agradeço ao Cmte Josué e ao Cmte Edmir por todos os ensinamentos que recebi durante os anos em que estive na EJ, e que carrego comigo até hoje."É através de exemplos como esse que buscamos inspirar novos aviadores a irem além das expectativas e voarem mais alto. A EJ se orgulha dessa trajetória e está sempre de braços abertos para todos aqueles que, como Maicom, fizeram parte de nossa história.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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