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Um dos aspectos mais importantes do treinamento de Piloto Privado e Piloto Comercial é a comunicação. É através desta que o gerenciamento de cabine se torna mais eficaz. Uma boa comunicação visa diminuir ou eliminar possíveis conflitos e desastres entre os tripulantes, ou mesmo sanar dúvidas que pairam na cabine e que interferem diretamente na segurança de voo. Por conta disso, a EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca sempre treinar seus instrutores e alunos para as bases de um voo seguro.
A comunicação é uma responsabilidade pessoal. Um dos fatores que contribuem para o controle do erro é a comunicação eficaz. Os efeitos da escassez de habilidades de comunicação refletem-se na qualidade da instrução recebida na medida em que contribuem para a degradação do desempenho da capacidade técnica, por meio de uma série de comunicações falhas e ações inadequadas por parte dos envolvidos na operação aérea.
Durante a comunicação na cabine, existem uma série de barreiras e filtros que devem ser superados para assegurar o bom fluxo de informações.
Então, vejamos alguns tópicos que influenciam diretamente na comunicação entre instrutor e aluno:
Os filtros modificam a forma como recebemos uma informação. Já as barreiras impedem uma boa comunicação.
Você sabe quais são possíveis barreiras?
• Desnível de autoridade: Em instrução estamos sujeitos a uma configuração de instrutor e aluno. Por vezes, isto pode impedir uma comunicação eficaz por vergonha ou medo;
• Achamos que não há necessidade de falar: Ainda anexo ao item acima, achamos por vezes que por ter maior experiência, algumas coisas não devem ser reportadas aos nossos instrutores. Uma informação guardada pode ser essencial para mudar todo o curso de um possível acidente;
• Comunicamos apenas em uma direção: O maior problema da comunicação é quando ela não é recíproca. Quando não há reciprocidade entre interlocutor e receptor, não há comunicação;
• Enviamos mensagens confusas: por vezes podemos não sermos claros no que queremos dizer;
• Não fazemos perguntas: o momento ideal para se questionar e melhorar suas características como piloto é justamente na instrução inicial, e intermediária. Lá podemos sanar dúvidas elementares, ou mesmo mais complexas. Aproveite seu instrutor;
• Não ouvimos: por vezes podemos não dar a liberdade para receber uma informação, seja pelo nervosismo, ou mesmo por diferenças interpessoais;
Filtros
Os filtros devem ser pessoais ou situacionais. Os filtros pessoais são:
• Ideia formada: pode acontecer que as vezes não temos uma ideia completamente formada para iniciar o diálogo;
• Reação Treinada: a realização de checklists ou briefing não deve eximir a comunicação de itens não discutidos;
• Evitar competição: ficar demasiado preocupado em falar sem ter clareza dos fatos ou a ideia formada;
• Clarificar o Pensamento: iniciar a comunicação quando está executando outra ação gera o risco de um comunicar alguma informação errada ou incompleta;
• Ouvir: pode ocorrer de não ouvirmos a informação com clareza por querermos nos comunicar, ou ainda ouvir algo em adição ao que foi falado;
• Fala: quando estamos nos comunicando não estamos prestando atenção ao que é falado;
Os filtros situacionais não são controláveis, mas precisam ser superados. Eles incluem: ruído, distração, gírias, conflitos emocionais, estresse, fadiga, outros falando ao mesmo tempo e diferenças de linguagem. Por conta disso, devemos sempre ser mais efetivos e proficientes em indagar, defender uma posição (assertividade), em escutar, resolver conflitos e em criticar.
Na EJ Escola de Aviação, os alunos têm contato com os princípios do CRM desde os primeiros voos de instrução. Logo no Piloto Privado, o aluno é encorajado a manter o padrão EJ, a fim de sempre presar pela segurança. Se interessou? Quer saber mais? Contate nossa tripulação de atendimento através do WhatsApp (16) 3263-9160 ou clique aqui.
Voe mais alto.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.
A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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