EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Mecânico de aviões: EJ dará bolsas de estudo 100% gratuitas


A EJ - Escola de Aviação Civil está com inscrições abertas para o Projeto Mecânico EJ, um programa que visa recrutar e formar jovens talentos para atuarem no mercado de manutenção em aeronaves. Com a alta demanda e a carência de profissionais capacitados em todo o território nacional, o projeto surge como uma grande oportunidade para jovens promissores que desejam imergir no mundo da aviação e desenvolver múltiplos talentos da formação pessoal, profissional e humana.

Para ingressar no mercado de trabalho, a EJ oferece aos alunos destaques a oportunidade de estágio/trabalho em parceria com a EJ Manutenção de Aeronaves, empresa do grupo EJ referência no setor de manutenção. Essa experiência pode ser um marco inicial na profissão, além de contar como período de experiência para a avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Não perca essa chance de se especializar na área da manutenção em aeronaves e garantir um futuro promissor na aviação civil. Conheça as condições:

Objetivo do programa
O principal objetivo do Projeto Mecânico EJ é recrutar e formar jovens diferenciados para o mercado de trabalho em manutenção em aeronaves, atualmente com alta demanda e carência de profissionais capacitados em todo território nacional.

É a oportunidade de jovens promissores, imergirem no mercado da manutenção em aeronaves, desenvolvendo múltiplas facetas de formação pessoal, profissional e humana:
- Ensino profissionalizante;
- Imersão no mundo da aviação;
- Ambiente propício para prática;
- Possibilidade de inserção no mercado de trabalho de manutenção aeronáutica;
- Inovação de mercado;
- Acesso a ferramentas e técnicas mais atuais da área;

Público alvo
Jovens entre 16 e 27 anos com capacidade de aprender e abertos a novos desafios.

Fases do processo seletivo
Avaliação teórica:
Prova com 30 questões de nível médio, envolvendo:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Matemática;
- 10 questões de Física;
- 1 redação.

Entrevista
Os alunos aprovados na avaliação teórico, passarão por entrevista e avaliação disciplinar e de conduta.

Requisitos
- Idade entre 16 e 27 anos;
- Estar cursando 3° ano ensino médio ou Ensino Médio Completo;
- Ter disponibilidade para cursar presencialmente o curso inicial na unidade EJ Escola de Aeronáutica - Itápolis – SP, no período noturno

Início das aulas
11/09/2023

Dias de semana
- Das 19h00 às 22h00
- Esporadicamente aos sábados das 09h00 às 12h00 horas

Cessão de bolsas de estudo
Os candidatos, ainda terão a possibilidade de cessão de bolsas de estudos em nossa instituição. A EJ vai te ajudar financeiramente nesse processo de formação profissional.

A cessão será de acordo com as notas avaliadas nos processos de seleção, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade, se dispondo da seguinte forma:
- Bolsas de 100% do valor da matrícula para alunos com desempenho entre 80 e 100%.
- Bolsas de 50% de desconto do valor da mensalidade para alunos com desempenho entre 60 e 80%.

Para alunos com desempenho entre 50 e 60%: poderão efetivar sua inscrição, porém sem descontos no valor da mensalidade. (Esses alunos poderão no decorrer do curso, a depender do desempenho pessoal, ganharem descontos progressivos).

A cessão de Bolsas de estudo estará ainda sujeita ao desempenho dos alunos durante o curso, tendo de apresentar notas e frequência superiores a 85% para continuidade na cessão do desconto concedido via bolsa de estudos.

Sobre o curso
O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) na EJ tem o objetivo de formar profissionais capazes de identificar e aplicar manutenção corretiva e preventiva em aeronaves, tornando-os profissionais aptos a atuar em qualquer empresa que preste serviços de manutenção aeronáutica em aviões e helicópteros.
Este curso divide-se em duas etapas: a primeira é o Módulo Básico, obrigatório para todos que desejam se tornar um mecânico de aeronaves.

Módulo Básico (Teórico 590 hs) – 12 meses
É o primeiro passo para o aluno que deseja se tornar um profissional na área. Este módulo básico é composto por matérias que se distribuem pelas três áreas curriculares: área básica, área técnica e área complementar.

Ao término desse módulo, o aluno poderá escolher entre uma das especialidades de treinamento que a EJ oferece: Habilitação Célula – CEL ou Habilitação Grupo Motopropulsor – GMP.

* Mínimo para aprovação – nota 07.
* Índice de aprovação por presença – 75% de frequência.
* Alunos com concessão de bolsa de estudos deverão apresentar índices de nota e frequência superiores a 85% para manter os descontos aplicados à mensalidade.

Se especialize na EJ
Ao final do módulo básico, a EJ ainda oferece os cursos de especialização em GMP – Grupo motopropulsor e célula, onde os alunos poderão se aprofundar ainda mais em áreas específicas da manutenção de aeronaves, ambos com duração de 1 ano cada.

Habilitação Célula (CEL) (Teórico 690 hs + aulas práticas) – 18 meses
Permite que o mecânico trabalhe na estrutura de aviões e helicópteros em geral. Além da fuselagem das aeronaves, essa habilitação permite que o mecânico trabalhe com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumáticos e hidráulicos.

Habilitação Grupo Motopropulsor (GMP) (Teórico 700 hs + aulas práticas) – 18 meses
Permite que o mecânico trabalhe com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), com todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

* Mínimo para aprovação – nota 07.
* Índice de aprovação por presença – 75% de frequência.
* Alunos com concessão de bolsa de estudos deverão apresentar índices de nota e frequência superiores a 85% para manter os descontos aplicados à mensalidade

Trabalhe na EJ
A EJ ainda oferece aos alunos a possibilidade de entrada no mercado de trabalho. É através da EJ Manutenção de Aeronaves, empresa do grupo EJ referência no setor de manutenção, que vai oferecer aos alunos que se destacam a oportunidade de estágio/trabalho, que poderá ser um marco inicial na profissão, além de contar como experiência para a avaliação ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.

Ao final do primeiro semestre do módulo básico, os alunos que tiverem os melhores desempenhos nas disciplinas e atividades propostas, além do perfil disciplinar, terão a oportunidade de uma vaga de trabalho.

Vestibulinho
Avaliação Teórica - 27/08/2023 - 13h30
A prova será presencial, na Sede da EJ, no aeroporto de Itápolis.
Início das Aulas - 11/09/2023

Inscreva-se
Faça sua inscrição para a prova aqui

Publicado em 17/07/2023


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Mais um sonho realizado: piloto formado na EJ entra para a linha aérea.

    Bruno Rosa, aos 22 anos veio do Rio de Janeiro para dar seus primeiros passos rumo a sua carreira de piloto na EJ, com o curso de Piloto Privado. Determinado a alcançar seu objetivo, completou toda sua formação na escola, incluindo os cursos de Piloto Comercial IFR, MULTI e INVA. Em 2023, Bruno deu mais um passo importante, ingressando como instrutor de voo na base de Itápolis, onde compartilhou seus conhecimentos e experiências com novos alunos por aproximadamente um ano e meio. "Eu escolhi a EJ porque ela é uma escola de referência, a maior escola de aviação da América Latina. Graças à experiência e ao ótimo treinamento que tive aqui, estou ingressando na linha aérea e realizando um grande sonho de criança. Sou muito grato à EJ pelas oportunidades", compartilha Bruno. Agora, com sua contratação em uma companhia aérea, Bruno dá início a uma nova e emocionante fase de sua jornada. O sucesso dele é motivo de grande orgulho para todos nós na EJ, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto sua dedicação e crescimento como piloto e profissional. Desejamos voos cada vez mais altos em sua carreira. Clique aqui para conferir o vídeo de depoimento de Bruno.

  • Voando para o Futuro: o projeto social da EJ em prol das crianças

    A EJ Faculdade, sempre comprometida com a formação de novos profissionais da aviação, também se destaca por seu impacto social. Através do projeto "Voando para o Futuro", a instituição está levando o universo da aviação a centenas de crianças de escolas públicas, incentivando-as a sonhar alto e a visualizar um futuro nas mais diversas áreas da aviação. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o projeto recebe em média 600 alunos por ano, que têm a oportunidade de visitar as instalações da EJ. Elas interagem com aviões, realizam atividades lúdicas e participam de brincadeiras com o apoio dos próprios alunos e profissionais da faculdade, que se envolvem diretamente na experiência. O "Voando para o Futuro" não se limita apenas a inspirar futuros pilotos. Ele também desperta o interesse por outras carreiras dentro da aviação, como comissários de bordo, mecânicos e até mesmo professores, demonstrando o potencial transformador que o setor pode ter na vida dessas crianças. Embora essa ação social já venha sendo realizada há anos, foi em 2024 que ela ganhou seu nome oficial e começou a expandir seus horizontes. O objetivo da EJ é alcançar ainda mais crianças nos próximos anos, mostrando que o sonho de voar não é apenas coisa de criança, mas sim o início de um futuro e de uma paixão. Com esse projeto, a EJ reafirma seu compromisso não apenas com a educação de excelência, mas também com a sociedade, ajudando a construir um futuro no qual os sonhos também se tornam realidade. Confira o vídeo oficial do projeto clicando aqui

  • André Acaui: De Aluno da EJ a Primeiro Oficial do EMBRAER 195 aos 22 Anos

    A aviação é uma das carreiras que mais proporciona a ascensão de jovens talentos no mundo, Quando aliados a um treinamento de excelência, esses profissionais podem alcançar horizontes inimagináveis.Um exemplo desse sucesso é André Acaui, ex-aluno da EJ – Escola de Aviação Civil, que se tornou primeiro oficial do EMBRAER 195 com apenas 22 anos de idade. André relembra como foi sua experiência durante seu período de formação na EJ e conta como a escola o ajudou a alcançar seu ingresso na Azul Linhas Aéreas "A escola de aviação EJ foi essencial para o meu crescimento enquanto profissional. Iniciei meu percurso na aviação em 2019, aos 18 anos, em Itápolis, realizando o curso de piloto privado, o comercial/IFR até me tornar instrutor de voo em 2022, além de ter realizado a faculdade de pilotagem profissional de aeronaves e outros cursos durante o percurso. Inegável que a estrutura única da escola, combinada com a excelência de ensino foram essenciais para a minha nova trajetória profissional na Companhia Azul Linhas aéreas. Tendo sido admitido em 2023, com 22 anos de idade, como primeiro oficial do EMBRAER 195 tenho a certeza de que o preparo fornecido pela EJ foi essencial para o meu ingresso na aviação comercial. Assim, gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que fizeram parte deste processo, tanto em Itápolis quanto em Jundiaí, onde também fui instrutor de voo por um período. Por fim, deixo meus Agradecimentos em especial aos Comandantes Edmir e Josué que administram a melhor escola de aviação da América Latina." A participação e determinação de André permanecerão para sempre na história da EJ. Sentimos orgulho de poder ter realizado o seu treinamento e de também poder ter ajudado na conquista desse sonho.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051