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Carreira na Aviação: Como iniciar e quais as possibilidades


Aviação é para mim?

Seguir uma carreira na aviação é ideal para aqueles que buscam a liberdade de voar. Na grande maioria das vezes, esse desejo vem acompanhado do sonho de ser piloto, o que torna essa profissão uma das mais gratificantes e recompensadoras que existe.

Entretanto, assumir o comando de uma aeronave não se resume apenas as companhias aéreas. Desde comandar grandes aeronaves comerciais até realizar voos de pulverização de solo, sua jornada na aviação pode seguir diversos caminhos, e é exatamente isso que iremos esclarecer. Você descobrirá quais são as principais possibilidades e as informações essenciais para cada ramo, como pré-requisitos, tempo para formação e remuneração.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os cursos de piloto, como funcionam e quais são necessários.
 

Como Iniciar na Carreira de Aviação

Antes de qualquer coisa, existem alguns passos iniciais que todo piloto deve seguir, independente de ramo que desejar.

Tudo começa com a Licença de Piloto Privado (PPA), que te permite voar em condições visuais e em aeronaves monomotores. Esse curso é a base para qualquer piloto, geralmente é realizado no Cessna-152 ou Cessna-172 e te dará a primeira oportunidade de assumir o comando de uma aeronave por conta própria e alcançar sua primeira habilitação. Geralmente, o tempo médio de formação é de 3 meses, dependendo da disponibilidade do aluno.

O próximo passo é a Licença de Piloto Comercial (PCA), que abre as portas para sua carreira profissional. Nesse curso, você passará por uma revisão das matérias vista no curso de Piloto Privado e aprenderá matérias mais aprofundadas. Para esse curso, o tempo médio varia de 3 a 4 meses para a formação.

Após a obtenção do PCA, especializações adicionais são frequentemente necessárias. As duas especializações mais comuns são:

IFR (Instrument Flight Rules):
Esta qualificação permite voar em condições meteorológicas adversas e durante a noite, navegando exclusivamente por instrumentos, ou seja, sem contato visual com o solo.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial.

Multi-motor (MLTE):

O curso de Multi-motor te permite voar em aeronaves com mais de um motor, como o Seneca, Baron. Esse curso é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do curso de Piloto Privado, mas que geralmente, é realizada no curso de Piloto Comercial.

Jet Training:
O curso de Jet Training Realizada no simulador de voo do A320, o piloto recebe uma noção básica sobre o equipamento A320, performance da aeronave, noções sobre aeronaves a jato, operação normal e anormal, gerenciamento de cabine e atitudes e decisões em caso de panes e rotina operacional de uma empresa aérea. Essa especialização possui um tempo de formação médio de 2 a 4 semanas.

Além das licenças e habilitações, o ramo da aviação está exigindo cada vez mais a realização do curso superior. A Faculdade EJ possibilita formação de nível superior em apenas 2 anos, e pode ser realizada simultaneamente aos demais cursos.

Caso queira, você pode assistir nosso vídeo explicativo sobre como se tornar um Piloto de Avião.



Opções de Carreira na Aviação

Como dito anteriormente, iremos apresentar as principais possibilidades dentro da carreira de um aviador, são elas:


1. Instrutor de Voo
Tornar-se instrutor de voo por muitas vezes é a profissão que antecede todas as outras, visto que é uma excelente maneira de acumular horas de voo e ganhar a experiência necessária para avançar na carreira. Instrutores trabalham em escolas de aviação e desempenham um papel crucial na formação de novos pilotos, compartilhando conhecimentos e garantindo a segurança no treinamento.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e Certificado de Instrutor de Voo (CFI).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 12 a 18 meses.

Faixa Salarial:
Inicialmente, entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês, com aumento potencial à medida que se ganha experiência.
 
2. Piloto Comercial

Na maior parte das vezes, se tornar comandante de companhia aérea é a opção mais desejada pelos Pilotos. Transportando passageiros ao redor do mundo, esta carreira exige habilidades excepcionais de navegação, comunicação e gestão de recursos da tripulação. Ainda dentro desse ramo, existem diversas possibilidades, você pode se tornar um comandante de voos domésticos, internacionais e até mesmo atuar em empresas fora do país. Apesar de ser conhecida pelas altas remunerações, conquistar cargos mais altos, como os de comandante internacionais, requer tempo e experiência, é por isso que os aviadores iniciam essa carreira como copilotos.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA), uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), ensino de nível superior e certificações adicionais específicas da companhia aérea, como o treinamento em operações de voo específicas e qualificações de tipo de aeronave. As empresas também exigem uma determinada quantia de horas de voo como forma de experiência.

Tempo Médio de Formação:
Ingressar em uma companhia aérea pode levar de 2 a 4 anos. Porém tudo dependerá da dedicação do piloto.

Faixa Salarial:
Esses valores variam muito de acordo com a empresa e experiência do piloto. Entretanto, podemos levar como base:

 Copiloto: Entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês.
 Comandante de voo: Entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês.
 Comandante de voo internacional: Entre R$ 20.000 e R$ 50.000 por mês.
 
3. Piloto Executivo

Pilotos executivos operam aeronaves particulares ou corporativas, oferecendo um serviço personalizado a clientes de alto nível. Esta carreira exige muito profissionalismo e habilidade para gerenciar voos exclusivos e muitas vezes complexos. Diferente do Piloto Comercial, quem deseja seguir essa carreira deve ser mais flexível, já que esse ramo pode contar com voos e folgas mais imprevisíveis, que variam de acordo com a demanda do proprietário do avião ou empresa.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e, frequentemente, uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 3 a 5 anos, incluindo a experiência de voo necessária.

Faixa Salarial:
De R$ 15.000 a R$ 40.000 por mês, dependendo da empresa e do tipo de aeronave.
 
4. Piloto Agrícola

Conhecida pelos voos baixos e rasantes, os Pilotos agrícolas operam aeronaves para a pulverização de culturas, plantio e outras atividades essenciais para a agricultura. Este papel é vital para a produção agrícola eficiente e segura.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e treinamento específico de Piloto Agrícola (PAGA).

Tempo Médio de Formação:
Cerca de 1 a 2 anos, incluindo treinamento especializado.

Faixa Salarial:
Entre R$ 8.000 e R$ 20.000 por mês, variando conforme a região, demanda e tipo de cultura.
 
5. Comissário de Voo

Os comissários de voo são responsáveis por uma variedade de tarefas a bordo das aeronaves. Eles garantem a segurança dos passageiros, oferecem atendimento durante o voo e lidam com emergências de forma eficiente. Além disso, representam a companhia aérea e são a principal conexão entre a empresa e os passageiros durante o voo.

Pré-requisitos:
Ensino médio completo. Algumas companhias aéreas preferem candidatos com curso superior. Certificação médica, comprovando boa saúde e aptidão física. Fluência em inglês é geralmente exigida e apesar de não ser mais obrigatório, o curso de comissário de voo ainda é um grande diferencial para as empresas.
 
Tempo Médio de Formação:
O curso de formação para comissários de voo dura aproximadamente 2 a 3 meses. Este período inclui instrução teórica sobre segurança, primeiros socorros, atendimento ao cliente e treinamento prático em simuladores de cabine.
 
Faixa Salarial:
Os salários dos comissários de voo variam amplamente dependendo da companhia aérea, rota e experiência. No Brasil, os salários iniciais podem variar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês, podendo aumentar com a experiência e senioridade.
 
Voe mais alto na EJ.

A EJ é a maior escola de aviação da América Latina. Com mais de 10 mil pilotos formados, oferecemos uma estrutura completa e um corpo docente experiente para garantir o sucesso da sua formação. Junte-se a nós e transforme seu sonho de voar em realidade, clique e saiba mais.

Publicado em 20/07/2024


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    Mural Informativo


  • Programa EJ já matriculou mais de 190 alunos internacionais

    Desde o início de sua formação, a EJ Escola tem recebido alunos estrangeiros com um único objetivo em comum: tornar-se piloto com excelência. Ao todo, foram matriculados mais de 190 alunos internacionais, de mais de 20 países diferentes, vindos da África, Europa, Américas e Oceania. Com a crescente vinda de estudantes de fora do país à escola, a EJ inaugurou em 2016, um programa voltado para incentivar e auxiliar a vinda desses alunos internacionais ao Brasil, o que abriu portas para que cada vez mais pessoas pudessem receber o padrão de ensino EJ. Um ótimo exemplo para isso é a trajetória de Eliane Soares, que já era formada em Odontologia e trabalhava em Cabo Verde antes de decidir mudar de carreira. Após receber a indicação de amigos que se formaram na escola, Eliane veio ao Brasil em busca de realizar seu sonho de criança. “Eu sempre soube que a aviação é minha paixão e que eu queria seguir essa carreira. Já morei no Brasil por cinco anos e gostei muito de estar aqui. Senti-me em casa desde o primeiro dia. Depois de muitas pesquisas, conheci a EJ através de amigos e fiquei encantada com o nível de preparação dos pilotos. Mesmo estando no início do curso, posso dizer que escolheria milhões de vezes a EJ.” O suporte oferecido pela EJ não se limita apenas à qualidade do ensino. A escola proporciona assistência para alunos internacionais, ajudando com a documentação necessária e facilitando a integração cultural e acadêmica. Esse acolhimento é fundamental para que os estudantes possam se concentrar em seus estudos e alcançar seus objetivos profissionais. Parabenizamos Eliane pela trajetória inspiradora que a trouxe até nós. A EJ estará sempre disposta a levar o ensino de alto padrão para além das fronteiras do Brasil. Assista a entrevista de Eliane clicando aqui

  • De Aluno EJ a Copiloto na Azul Linhas Aéreas: conheça a trajetória de Leonardo Bassi

    Estar no comando das grandes aeronaves e exercer a profissão que sonhou desde pequeno é com certeza o objetivo da maioria dos estudantes de aviação. Esse sonho não foi diferente para Leonardo Azevedo Bassi, um exemplo perfeito de que com esforço, dedicação e uma formação sólida, uma paixão de criança pode se transformar na realização de um sonho. Formado como Piloto Privado em 2016, aos 19 anos, Leonardo construiu uma jornada completa de formação dentro da EJ Escola de aviação, fato que abriu portas para que também pudesse compor o quadro de instrutores de voo da escola e atuar como professor da EJ Faculdade, focada no ensino superior de pilotagem profissional de aeronaves. "Tive a oportunidade de fazer meus cursos de PP e PC pela EJ por ser muito bem indicada e por oferecer uma estrutura excelente. Em agosto de 2020, apareceu uma oportunidade para professor universitário da faculdade EJ, e consegui ser contratado. Comecei como professor de Teoria de Voo e Meteorologia Aeronáutica, e, alguns semestres depois, também lecionei Fraseologia Aeronáutica e Performance/Peso e Balanceamento. Surgiu a oportunidade de gravar o curso de PC EAD também. Em janeiro de 2021, tive a maravilhosa notícia de que seria contratado como instrutor da empresa, e, a partir disso, pude crescer a cada dia. Comecei na instrução para PP e PC, e em outubro de 2021, iniciei o CFI na empresa para dar instrução IFR e em simulador, algo que sempre gostei muito. Em 2022, me tornei instrutor avaliador da EJ, e continuei até julho de 2023 voando pela empresa. Foram três anos dando instrução prática de voo e ministrando aulas na faculdade EJ. Consegui acumular aproximadamente 1.800 horas de voo, muitas amizades e a experiência de me tornar um aviador melhor. Tenho certeza de que a experiência adquirida como instrutor de voo da EJ me ajudou muito durante a seleção da empresa aérea e a conseguir o tão sonhado emprego." Além de sua jornada na EJ, Leonardo também compartilhou como tem sido sua experiência na companhia aérea."Posso confirmar que ser copiloto de uma grande empresa aérea brasileira e voar uma máquina tão incrível como o Airbus 320/321 é um sonho de criança realizado. Você tem a oportunidade de operar em aeroportos do Brasil inteiro e fora também, aplicar o CRM com diferentes tripulações, conhecer lugares incríveis e ter o merecido descanso. Sinto-me muito feliz e realizado em estar onde estou, e com certeza a EJ fez parte da minha história e me ajudou muito a chegar até aqui. Só tenho a agradecer." Muito mais do que um excelente aluno e profissional, Bassi foi um dos grandes nomes que passaram pela nossa escola de aviação. Sua disposição, caráter e ensinamentos deixados impactarão nas próximas gerações de pilotos aqui formados. A EJ sente-se orgulhosa de fazer parte dessa trajetória e espera continuar formando pilotos que, assim como Leonardo, alcancem seus sonhos e voem cada vez mais alto.

  • EJ em Campo Verde ganhará pista asfaltada e com balizamento

    Buscando expandir suas operações e infraestrutura, a EJ - Escola de Aeronáutica Civil almeja dar vida um projeto significativo na sua base em Campo Verde, no Mato Grosso. Inaugurada em 2015, essa unidade foi criada com o objetivo de tornar o ensino da EJ mais acessível a diferentes regiões do Brasil, mantendo o elevado padrão de qualidade que caracteriza a escola. Agora, em conjunto com um plano idealizado pela prefeitura local, será dado início ao projeto de asfaltamento e balizamento da pista do aeródromo de Campo Verde. As obras, com previsão de início em agosto de 2024 e conclusão em janeiro de 2025, visam preparar a pista para receber aeronaves de maior porte e permitir operações em condições não visuais (IFR). Com essa modernização, a base de Campo Verde poderá oferecer treinamentos de voos noturnos, consolidando-se como mais um polo de excelência na formação de pilotos, fornecido pela EJ. "Este projeto simboliza não apenas a evolução da nossa escola, mas também o crescimento de Campo Verde como um importante centro regional de aviação", destacou Josué Andrade, diretor da EJ. A modernização do aeródromo trará benefícios tanto para os alunos da EJ quanto para o desenvolvimento da cidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da EJ com a modernização de sua infraestrutura, visando sempre oferecer a melhor formação aos seus alunos e acompanhar as demandas crescentes do setor de aviação. Conheça mais sobre nossa base em Campo Verde clicando aqui.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18